Rafal Majka obteve um fantástico triunfo na 15.ª etapa da Vuelta a Espanha, no domingo, a culminar uma longíssima fuga na jornada montanhosa de 197,5 km para El Barraco. O corredor polaco dedicou ao pai falecido há alguns meses a primeira vitória em quatro anos.

PUB
Giant TCR 2024

O ciclista da UAE Emirates arrancou para a liderança na subida intermédia de Puerto de Pedro Bernardo e não mais foi alcançado nos 87 km finais, resistindo à perseguição de Steven Kruijswijk (Jumbo-Visma), o segundo, a 1.27 minutos, e de Chris Hamilton (Team DSM), o terceiro a 2.19 m.

Atrás, todavia, houve pouca ação entre os favoritos à classificação geral. Adam Yates (Ineos Grenadiers) atacou na última subida e ganhou 15 segundos ao líder da corrida Odd Christian Eiking (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), mas o norueguês manteve a camisa vermelha do líder no segundo dia de descanso, graças ao sólido trabalho dos seus companheiros de equipa.

Eiking tem 54 segundos de vantagem sobre Guillaume Martin (Cofidis) e 1.36 minutos sobre o grande favorito à entrada para a última semana da prova, Primož Roglič (Jumbo-Visma).

Esta foi a primeira vitória de Majka em quatro anos – a última tinha sido na Vuelta de 2017. “Só pensei numa coisa quando cruzei a linha de meta”, disse o trepador polaco. “Tive um mau início de temporada, não foi fácil para mim e para a minha família, especialmente quando o meu pai morreu. Queria vencer por ele, pelos meus filhos e pela minha grande equipa Emirates”, afirmou.

PUB
KTM

“Às vezes tentamos e não é fácil entrar em fuga. Mas hoje tentei desde o início. Não esperei por ninguém, queria ganhar a etapa”, declarou Rafal Majka.

Também vais gostar destes!