Nairo Quintana não teve o regresso às corridas, nos campeonatos nacionais da Colômbia, que certamente mais desejaria, e em especial na prova de fundo, realizada no último domingo, em que o reforço da Movistar assumir a pretensão de lutar pela vitória.

PUB
Cube Stereo ONE

Após a estreia com uma meritória, quiçá inesperada, quarta posição na prova de contrarrelógio, na qual o colombiano tinha aspirações compreensivelmente mais modestas devido à concorrência mais forte, com destaque para Daniel Martinez (BORA-hansgrohe), e por não ser a sua especialidade, apresentou-se como cabeça de cartaz à corrida de fundo, de 212,5 km e perfil montanhoso, incluindo subida final ao seu jeito.

No entanto, Nairo Quintana não foi além da 26.ª posição, a quase 6 minutos do vencedor Alejandro Osorio, um ilustre desconhecido, e muito atrás das rodas que o deveriam ter seguido, como as de Sergio Higuita (EF Education EasyPost) e Egan Bernal (INEOS Grenadiers), segundo e terceiro na competição, a quatro segundos do imprevisto novo campeão colombiano.

PUB
Beeq

Quintana ficou ainda a 3 minutos do seu companheiro de equipa da Movistar, Einer Rubio, ou de outros favoritos como Harold Tejada ou Brandon Rivera.

Em declarações à DSportsCO após a corrida, Nairo admitiu que o problema que teve na corrida foi estratégico, garantindo que tinha a forma física e a capacidade necessárias para se bater com os melhores, mas tomou más decisões nos momentos certo da corrida.

“Foi maravilhoso poder correr na minha terra natal, estávamos na expectativa, as coisas não correram bem, mas estou contente por continuar a somar quilómetros”, disse Quintana.

“Foi complicado, não ter uma equipa para controlar não é fácil. Acabou por ser assim. Continuámos a somar. Tínhamos boas pernas, no final foi mais estratégia do que outra coisa”, acrescentou.

A Volta à Colômbia começa na próxima semana e será um grande objetivo para o trepador colombiano, neste regresso ao WorldTour.

PUB
Giant TCR 2024

Crédito da imagem: Twitter Movistar Team @NairoQuinCo
https://twitter.com/Movistar_Team/status/1751626939272499433/photo/1

Também vais gostar destes!