Anthony Roux está a promover uma campanha para sensibilizar os ciclistas a recolherem lixo à beira das estradas, durante as voltas ou treinos de bicicleta. O corredor da Groupama-FDJ, que foi sancionado na última edição da Vuelta, precisamente por ter atirado lixo para o chão durante uma etapa, fora dos locais delimitados para o efeito, agora dá o exemplo nas estradas de treino, perto da sua residência, no sudeste de França.

PUB
Polisport Trailer

Roux está a divulgar a iniciativa na sua conta no Twitter, denominada ‘mon parcours propre’ de Anthony Roux (que em português significa ‘minha própria jornada’). O francês tomou essa decisão devido ao que disse ser a “frustração ao ver a quantidade de lixo nas bermas das estradas, especialmente depois do verão”.

O corredor profissional explica: “Quando olhava para o lado dava-me nojo treinar nesse ambiente desagradável. No entanto, andar de bicicleta é o meu trabalho, é o que faço todos os dias”. E continuou: “Por muito tempo, como a maioria das pessoas, reclamei, mas não agi. Muitos dizem que é horrível, inaceitável… Eu também dizia isso, mas não parava para apanhar um pedaço de papel e colocar no lixo”.

Roux ficou farto da inércia: “O que me fez tomar a decisão de agir foi ver a mesma garrafa de vidro não chão, no mesmo lugar, durante vários dias. Então, parei, metia-a no bolso e fui deitá-la no contentor mais próximo”, referiu. A partir de então, quase sempre que sai para treinar ou passear, leva um saco para recolher o lixo da beira da estrada.

“O objetivo da campanha é que, ao verem-me colocar a ‘mão na massa’, as pessoas também o façam”, disse. “Muitos reclamam, mas não agem. É para agitar um pouco as coisas e usar o meu pequeno exemplo para encorajar as pessoas a fazerem o mesmo”.

Roux, no entanto, admite que nem em todos os treinos recolhe o lixo, por ser incompatível com os mesmos, mas estima ter recolhido entre 400 e 500 litros de resíduos desde que começou a campanha, há pouco mais de um ano.

O francês também elogiou as novas regras do lixo no ciclismo profissional, apesar de ter cometido duas infrações durante a última Vuelta a Espanha, tendo sido multado.

PUB
Polisport SMud
PUB
Polisport SMud

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!

    Mais em Estrada