5 coisas de que estamos a gostar na nova Specialized Diverge 4 Expert AXS [com vídeos] 9 de Setembro, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Partilha!X A União Ciclista Internacional (UCI) e o Profissional Cycling Council aprovaram um conjunto de medidas para melhorar a segurança dos corredores.PUB As medidas, que surgem na sequência da gravíssima queda de Fabio Jakobsen no Tour de Polónia de 2020, foram aprovadas durante uma reunião virtual do Comité de Gestão da UCI de 2 a 3 de fevereiro, e serão aplicadas primeiro aos eventos WorldTour masculino e feminino, e serão aplicadas progressivamente a todos os eventos do calendário internacional de competições da UCI. O Comité de Gestão da UCI deliberou com base nos regulamentos atuais sobre ‘conduta perigosa dos corredores’ para proibir a posição aerodinâmica de muitos ciclistas em descida, conhecida por ‘super tuck’. O ‘super tuck’, em que os corredores apoiam o peito no guiador e sentam-se no tubo superior da bicicleta para ganhar uma vantagem aerodinâmica nas descidas, tornou-se tão comum que a plataforma de simulação Zwift adotou a posição para os seus avatares. Os corredores também serão proibidos de atirar os bidões para a estrada e em especial no meio do pelotão. Numa primeira fase da implementação desta norma, os ciclistas serão ‘avisados’ pelos comissários ‘para garantir que todos conheçam e entendam as novas disposições e suas consequências’, e a partir de 1 de abril de 2021 já serão sancionados pela infração. Foto AP/Tomasz Markowski Mais importante é a deliberação sobre as barreiras que ladeiam a estrada na parte final do percurso das corridas, que serão regulamentadas a partir de 2022 – haverá um modelo padrão e um protocolo para a instalação das mesmas). Antes, a UCI irá impor regras sobre o seu peso e posicionamento, para evitar espaçamento (hiatos) entre estas, o que terá agravado a gravidade dos ferimentos de Jakobsen.PUB A federação também pretende melhorar e modernizar ‘as especificações relativas aos elementos de proteção de obstáculos usados ao longo do percurso, bem como a harmonização da sinalização usada’. O presidente da UCI, David Lappartient, afirma que “a segurança e o bem-estar dos atletas estão no centro das preocupações” do organismo que lidera e diz-se “satisfeito por várias decisões terem sido tomadas para melhorá-las”. “Depois de 2020, um ano em que a UCI investiu muito para garantir, com sucesso, a realização o maior número possível de grandes eventos, apesar da pandemia Covid-19, o nosso organismo continuará a acompanhar a evolução da situação com todos os seus parceiros e os organizadores das provas, e adaptar as medidas e os protocolos de saúde para garantir que a temporada de 2021 seja o mais tranquila possível”, esclareceu Lappartient. PUB
| Destaque Mónaco acolhe partida da Volta a Espanha 2026 Os especialistas em contrarrelógio estarão em destaque com um prólogo inaugural de 9,6 km pelas ruas de Monte Carlo. Há 8 horas
Estrada Cosnefroy confirmado na UAE Emirates em 2026 Depois de uma difícil temporada de 2025, marcada por repetidas lesões que o impediram de correr mais do que 12 dias, o francês ... Há 10 horas
| Destaque Mundiais de Pista 2026: Iúri Leitão 9.º no omnium Os Mundiais terminam este domingo com mais portugueses em ação. Há 12 horas
| Destaque Tiago Ferreira vence Brasil Ride 2025 em edição marcada pelo barro e pela chuva Brasileiro Alex Malacarne (Specialized Racing BR) triunfou na última etapa do Brasil Ride, mas foi o português que levou a geral, e a ... Há 14 horas
Notícias Mundial de Pista 2025: João Matias 15º nos Pontos Matias pontuou logo nas primeiras voltas, voltou a marcar presença num sprint intermédio, e ainda somou mais um ponto na parte final da ... Há 1 dia
5 coisas de que estamos a gostar na nova Specialized Diverge 4 Expert AXS [com vídeos] 9 de Setembro, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024