Tadej Pogacar perdeu um elemento importante do seu círculo mais próximo: o fisioterapeuta e massagista de longa data, Joseba Elgezabal, que vai agora integrar a equipa médica do Atlético de Bilbau.

PUB
Mondraker Arid Alloy

Aos 44 anos, o espanhol tem sido uma das pessoas mais próximas do campeão do mundo desde a chegada deste à UAE Emirates, em 2019. A mudança de Elgezabal — do topo do ciclismo para o futebol — segue a tendência crescente das últimas temporadas, em que clubes de futebol têm procurado especialistas de outras modalidades para reforçar as suas equipas técnicas.

A transferência para o Athletic teve também a influência de Iñigo San Millán, antigo treinador e preparador físico de Pogacar. San Millán já tinha trocado o ciclismo pelo clube basco, onde é agora diretor de Alto Rendimento para o futebol.

E ele não foi o único: Merijn Zeeman, diretor da Visma, deixou recentemente a equipa neerlandesa do WorldTour para assumir o cargo de diretor-geral do AZ Alkmaar, da primeira divisão dos Países Baixos.

Elgezabal era uma presença constante ao lado de Pogacar nas corridas, sendo sempre o primeiro a ajudá-lo quando cruzava a meta. A sua proximidade ao ciclista — o conhecimento das suas rotinas, sinais físicos, humor e necessidades imediatas — fazia dele uma das pessoas de maior confiança do esloveno dentro da equipa.

Fontes internas da UAE disseram ao jornal espanhol AS que a proposta do Atlético de Bilbau foi “uma oportunidade única” para a carreira de Elgezabal. A saída reduz ainda mais o restrito círculo de confiança de Pogacar, onde permanece, por exemplo, o assessor de imprensa da UAE, Luke Maguire.

Crédito da imagem: UAE Emirates/X

PUB
Equipamentos GSG

Também vais gostar destes!