No próximo domingo, 31 de março, realizam-se as 108.ª e 21.ª edições da Volta a Flandres, masculina e feminina, respetivamente. Seis semanas antes de um dos domingos mais esperados da temporada, e pouco mais de 15 dias antes do fim de semana de abertura das Flandrianas, o organizador das corridas, Flanders Classics, revelou os percursos de ambas as corridas.

PUB
Prototype

Antuérpia será o local de partida para 271 quilómetros até Oudenaarde, onde será coroado o sucessor de Tadej Pogacar (UAE Emirates).

Os organizadores fizeram algumas alterações nos primeiros dois terços do percurso. “As alterações nos primeiros 100 quilómetros da corrida estão relacionadas com a segurança. Procuramos estradas mais largas para que o pelotão tenha espaço suficiente”, informa a Flanders Classics.

PUB
Giant TCR 2024

“Poderá haver médias elevadas nas primeiras horas de prova. Esta alta velocidade acabou por contribuir para o andamento da prova e para as escolhas estratégicas das equipas”, explica o diretor da prova, Scott Sunderland.

“Optamos por modificar o percurso dos homens e torná-lo idêntico ao das mulheres. Uma escolha de igualdade, mas acima de tudo de segurança. A rota para o Koppenberg será mais direta e a descida e a curva fechada logo antes da subida serão eliminadas […] A segurança é nossa principal prioridade. Queríamos também adaptar o percurso até a forma como o pelotão rola. Foi o que fizemos com esta mudança, que também significa o desaparecimento do Kortekeer e do Kanarieberg. O Kapelleberg estreia-se”, acrescenta o responsável australiano.

Old Kwaremont e Paterberg para terminar 

Do sopé do Koppenberg até à chegada a Oudenaarde, reentra-se então no percurso clássico, com a sequência Mariaborrestraat, Steenbeekdries, Stationsberg e Taaienberg, seguindo-se o Oude Kruisberg/Hotond, diante do célebre e muitas vezes decisivo encadeamento Old Kwaremont – onde Tadej Pogacar voou em 2023 para o triunfo final – e Paterberg. No topo deste último, faltarão 13 quilómetros para a meta.

Prevista para terminar mais de uma hora depois da prova masculina, a prova feminina terá 163 quilómetros de extensão, com largada e chegada em Oudenaarde. Detentora de duplo título, a campeã mundial Lotte Kopecky (SD Worx-ProTime) será certamente a principal candidata à vitória.

PUB
Cube Stereo ONE

Crédito da imagem: Twitter Ronde van Vlaanderen https://twitter.com/RondeVlaanderen/status/1704752320515645519/photo/1

Também vais gostar destes!