O WorldTour prepara-se para encerrar as portas da temporada de 2025, mais uma vez repleta de emoções. Mas antes disso, rumou até à China para a última prova da época, o Tour de Guangxi.

PUB
Equipamentos GSG

A etapa de abertura foi disputada na manhã desta terça-feira, com um percurso pensado para velocistas, mas ainda apresentando dificuldades que poderiam atrasar os trepadores mais hábeis do pelotão.

No final, as subidas não foram assim tão difíceis até para os velocistas, que lutaram em força pela vitória em Fangchenggang. À chegada, entre Fernando Gaviria (Movistar), Phil Bauhaus (Bahrain Victorious), Marijn Van den Berg e Jordi Meeus (Red Bull-Bora-Hansgrohe), foi o inevitável Paul Magnier (Soudal Quick-Step) a vencer, num sprint marcado por uma queda grave a 400 metros da meta, envolvendo Rui Oliveira (UAE Emirates), que pôde terminar a etapa e deverá continuar em prova, segundo o mais recente relatório clínico tornado público pela sua equipa.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Apenas Attila Valter (Visma-Lease a Bike) e Mathis Le Berre (Team Arkéa-B&B Hôtels) estiveram motivados para lançar uma fuga, e sem a ambição de ir até ao fim. Ainda assim, só foram alcançados nos últimos dez quilómetros, na preparação para um sprint bastante atípico devido à marcação entre as equipas dos sprinters na final da corrida.

Uma desatenção de Rui Oliveira – tocou na roda do seu irmão Ivo, que o lançava para o sprint – provocou uma queda massiva no último quilómetro, pouco antes de Fernando Gaviria lançar o seu sprint.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

No entanto, o colombiano nada conseguiu fazer contra a potência de Paul Magnier, que se torna o segundo ciclista a ter mais vitórias em 2025 graças a esta 15ª vitória. O francês venceu apesar do estrondoso regresso de Max Kanter (XDS Astana) e Jordi Meeus, que tiveram de se contentar com o 2º e 3º lugares.

Classificação

Crédito da imagem: Instagram UAE Team Emirates

Também vais gostar destes!