OOLab significa Orbea Optimization Lab. E é uma parceria com a Shimano, informa a marca de bicicletas espanhola, com o intuito de “levar a tecnologia elétrica ao próximo nível”.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Com o objetivo de desenvolver novas abordagens para o mercado das bicicletas elétrica, estes dois fabricantes juntam neste projeto uma equipa de especialistas composta por riders, mecânicos e engenheiros. A equipa irá estudar, reforçar conhecimentos e testar produtos e soluções na “vida real (leia-se competição) e reportar todos os progressos efetuados.

À frente desta equipa, e como gestor do projeto, está Julien Brugeas, da Orbea, um amante da tecnologia e responsável máximo pelos trabalhos e resultados desta parceria.

E os atletas escolhidos para o projeto OOLab são Damien Oton e Gabi Torralba. A escolha foi feita com base na experiência dos mesmos e na capacidade de gerarem feedback que a equipa de engenheiros possa estudar e usar. Naturalmente, é deles a responsabilidade de levar todo o material ao limite durante os testes e provas.

A principal orientação desta parceria é o desenvolvimento contínuo de conhecimentos e tecnologias relacionados com e-bikes, aliando isso à recolha de dados e aos testes em competição. A competição é a escolha natural para o teste de novas tecnologias, dizem as ambas as marcas, é onde se confere todo o potencial do equipamento.

PUB
Beeq

A juntar a isto, relembre-se que o OOLab é, na verdade, uma equipa, pelo que não se retira por completo a hipótese de lutarem por uma vitória durante o calendário de provas (a anunciar, mas à partida enduro).

“Estamos a avançar para esta nova sinergia com a Shimano com uma nova abordagem. Para a Orbea é essencial trabalhar o mais próximo possível dos nossos parceiros e fornecedores, em diferentes áreas”, diz o diretor de comunicação da marca, Ander Olariaga.

Já o diretor de marketing da Shimano Europa, Dennis Weijers, complementa que “na Shimano todos estão orgulhosos por terem a Orbea neste projeto ambicioso, que vai permitir testar as mais recentes tecnologias nas condições mais extremas”.

Sabemos ainda que os riders vão andar com bicicletas Orbea Rise com motor Shimano EP801, e que as transmissões serão Shimano Deore XT Di2, por exemplo. E refira-se que este conjunto inclui novas tecnologias da marca nipónica como o Auto Shift e o Free Shift.

PUB
Riese & Müller Multitinker

O calendário de provas em que entrarão os riders do OOLab contam com provas UCI de e-enduro, da World E-Bike Series, e também eventos como a MegaAvalanche e MaxiAvalanche.

Mais info:

Lê também…

Mais bike demos nos Orbea Genius Dealers

Também vais gostar destes!