Não colocava um dorsal desde a Paris-Roubaix, em abril, no que é, provavelmente, o primeiro indício de que uma situação anormal envolvia Oier Lazkano. Afinal, havia alguma… e é grave.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

O corredor espanhol, de 25 anos, foi suspenso provisoriamente pela UCI “devido a anomalias inexplicáveis detetadas no seu passaporte biológico, referentes aos anos de 2022, 2023 e 2024”, segundo o comunicado oficial da daquele organismo.

O arranque da temporada de 2025 do ciclista basco já tinha levantado suspeitas: abandono da Volta à Flandres e uma prestação discreta na Paris-Roubaix (117.º lugar). Desde então, silêncio absoluto. Depois de ter desaparecido do pelotão, Lazkano chegou mesmo a abandonar as redes sociais este verão, enquanto a sua equipa se manteve em completo silêncio, alimentando rumores sobre a sua situação.

Estes rumores foram agora confirmados. Ainda com contrato com a Red Bull-BORA-hansgrohe até 2027, Laskano poderá ser despedido. A UCI, por sua vez, indicou que não fará mais comentários enquanto o processo estiver em curso.

Campeão espanhol de fundo em 2023, Lazkano tinha-se consolidado como um ciclista completo, possante e consistente. A sua transferência para a Red Bull-BORA-hansgrohe deveria simbolizar um novo capítulo na sua carreira, após duas temporadas promissoras na Movistar. Mas, segundo o CyclingReport, o corredor já esteve ausente do estágio de final de época organizado pela sua equipa em outubro — um sinal de alerta, confirmado agora pela sua suspensão provisória por doping.

Crédito da imagem: Instagram Oier Laskano – https://www.instagram.com/p/DIR6JlpKhg7/

PUB
Mondraker Arid Alloy

Também vais gostar destes!