Bart Lemmen tornou-se profissional apenas em 2022, aos 28 anos de idade, e deu nas vistas na Human Powered Health na última temporada. Sem muitos resultados para mostrar, este ex-oficial da Força Aérea neerlandesa foi uma contratação invulgar da Visma-Lease a Bike para 2024, mas mostrou talento logo na corrida de estreia, no Tour Down Under, conquistando o quinto lugar da classificação geral após muito bons desempenhos nas etapas mais duras.

PUB
Beeq

“O nosso objetivo era defender a posição do Bart na classificação geral e foi o que fizemos”, começou por afirmar o diretor desportivo da Visma, Addy Engels, em comunicado de imprensa.

PUB
KTM

“Sabíamos que a última etapa seria decidida na subida final do Monte Lofty. Estávamos bem colocados na geral, embora, infelizmente, tanto Milan [Vader] como Johannes [Staune-Mittet] tivessem caído nas etapas finais. Apesar disso, os rapazes deram a Bart [Lemmen] o apoio perfeito para lutar pela vitória do dia. O quarto lugar nesta dura chegada é um ótimo resultado”, referiu Engels.

PUB
KTM

Bart Lemmen, que, reforce-se, chegou ao ciclismo após ter prestado serviço como oficial na Força Aérea dos Países Baixos, competiu na ProTeam, Human Powered Health, na temporada finda após uma passagem pela Continental VolkerWessels no ano anterior. No entanto, os responsáveis da Visma ficaram impressionados com o que viram de Lemmen nas corridas e nos testes de laboratório efetuados ao atleta. E pelos vistos acertaram em cheio…

Na penúltima etapa do Tour Down Under, Lemmen estaria para apoiar Milan Vader na subida de Willunga Hill, mas surpreendentemente encontrou-se no grupo da frente e só foi batido no sprint final de Onley. Na derradeira tirada, subiu ainda mais um lugar, ao quarto, terminou novamente entre os melhores, fechando o top-5 na classificação geral.

“Trata-se de um desempenho excecional. Os corredores que estiveram aqui eram de um nível muito elevado”, adianta Engels. “Bart conseguiu bater alguns grandes nomes em etapas desafiantes. O que ele mostrou esta semana, como recém-chegado, foi fantástico”, concluiu o diretor desportivo da Visma Lease a Bike.

PUB
TrekFest 2024

Imagens: Visma Lease a Bike Twitter

Também vais gostar destes!