Tom Dumoulin não poupou elogios à ascensão meteórica de Jonas Vingegaard — de fiel gregário a bicampeão do Tour de França — e confessou que jamais imaginou ver o dinamarquês dominar a maior prova do ciclismo mundial.

PUB
Cube Stereo ONE

O neerlandês, que pendurou a bicicleta em 2022 com apenas 31 anos, dividiu equipa com Vingegaard na Jumbo-Visma nos últimos anos da sua carreira. Segundo ele, o talento já estava lá — mas o salto que veio depois foi simplesmente de outro nível.

“Podia dizer que sim, mas honestamente, não”, contou Dumoulin ao jornal AS, quando questionado se acreditava que Vingegaard venceria várias grandes Voltas. “Ele sempre foi um ciclista incrível, mas o que fez desde então é extraordinário. Admiro muito a força e a dedicação dele. Mudou completamente a mentalidade — passou de gregário a um dos melhores do mundo.”

Dumoulin também reconheceu o quanto o ciclismo moderno evoluiu — e até respirou de alívio por já ter encerrado a carreira. “Hoje tudo é super científico e intenso”, explicou. “Já era assim antes, claro, mas agora é impressionante ver o nível que os ciclistas atingiram. Sinceramente, estou feliz por já não estar no pelotão — e tenho enorme respeito por quem ainda está.”

“Pogacar é inacreditável — e às vezes até aborrece um bocadinho”

Mesmo encantado com Vingegaard, Dumoulin admite que é impossível não se render ao domínio (quase excessivo) de Tadej Pogacar.

“O que ele faz é inacreditável — e, por vezes, um pouco aborrecido”, brincou. “É incrível ver, talvez, o maior ciclista de todos os tempos em ação, mas quando ele ataca a 75 quilómetros da meta, a gente já sabe: ‘pronto, acabou’. A corrida termina ali. Continua a ser espetacular de ver, claro, mas às vezes dava jeito um pouco mais de suspense.”

PUB
KTM Macina Kapoho Master

As batalhas entre Pogacar e Vingegaard transformaram completamente o ciclismo moderno — e Dumoulin, que já foi campeão do Giro de Itália e do Mundial de Contrarrelógio, sabe bem o quanto é difícil competir nesse nível.

Crédito da imagem: Visma Lease a Bike/X

Também vais gostar destes!