Tadej Pogacar é o maior ciclista desta geração e existe um grande interesse em saber como é fora da competição, na sua vida pessoal, e também como treina para atingir um nível tão elevado. De certa forma, ambas as questões foram respondidas pelo seu colega de equipa, Florian Vermeersch, que passou bastante tempo com o campeão do mundo no seu primeiro ano na UAE Emirates – XRG.

PUB
Beeq E-Bikes

“Na bicicleta, o Tadej é implacável, um verdadeiro canibal. Mas também é um tipo super tranquilo e um companheiro de equipa incrível”, disse Vermeersch. “Foi assim que o conheci logo de início, quando saímos com os outros ciclistas durante algumas noites durante os primeiros dias de treino da equipa em Abu Dhabi, no ano passado. Adora promover um sentido de comunidade.”

Uma das chaves para o sucesso de Pogacar é ter um grupo leal de ciclistas dispostos a sacrificar as suas hipóteses por ele, apesar da sua grande qualidade. E, nas palavras do especialista belga em clássicas, Pogacar faz um ótimo trabalho nesse sentido, partilhando, por exemplo, uma história da Strade Bianche deste ano.

“Na véspera da Strade Bianche, a pedido do Tadej, fomos jogar futebol com toda a equipa no jardim do hotel. Foi fantástico para o espírito de equipa. E no dia seguinte, o Tadej ganhou, o Tim Wellens terminou em terceiro lugar e eu fiz uma das melhores corridas da minha vida. A melhor prova de que é importante divertir-me.”

Mas na bicicleta, a diversão não é assim tão grande, sobretudo quando se treina com os melhores do mundo. Ele sabe disso por experiência própria. “Durante o primeiro período de treinos, estive com a equipa para as clássicas. O Tadej estava com a equipa do Tour. O grupo de Pogacar estava a pedalar dois quilómetros por hora mais rápido do que o nosso todos os dias, e eu pensava que já estávamos a ir mais do que rápido o suficiente.”

“Durante [a preparação para] o Tour treinei com o Tadej todos os dias durante duas semanas nas montanhas da Sierra Nevada e vi o quão absurdamente duro ele pedala nos treinos”.

Vermeersch era suplente na equipa do Tour e acabou por não entrar no grupo dos 8, mas esteve presente a treinar com os homens que iriam vencer o Tour de France.

PUB
Cube Litening Air

“Houve um dia em que eu e o Nils Politt estivemos na roda dele o tempo todo, mesmo não sendo a subir. Ao fim de vinte minutos, tivemos de desistir, completamente exaustos, enquanto o Tadej ainda brincava. A sua potência base é tão elevada…”

Crédito da imagem: UAE Emirates/X

Também vais gostar destes!