A cópia de 2023 n’O Gran Camiño para o esmagador Jonas Vingegaard: três etapas e a geral! O dinamarquês da Visma-Lease a Bike é mais forte do que o vento e leva tudo!

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

A 4ª e última etapa da corrida galega é mais uma vez prejudicada pelas condições meteorológicas extremas que os corredores tiveram de enfrentar este domingo, a tal ponto que nenhuma transmissão televisiva pôde acompanhar a corrida…

 

O percurso, encurtado de 162,2 para 132 km, ficou reduzida a apenas uma subida, onde se jogou tudo: o Alto de San Xiao – Monte Aloia (7 km a 8%), em vez das duas inicialmente previstas. Ainda assim restou a mais seletiva da prova.

PUB
Orbea Genius Dealers

Mesmo sob um verdadeiro dilúvio, como seria de esperar o camisola amarela Jonas Vingegaard não deixou os créditos em mãos alheias e ganhou pela terceira vez consecutiva nesta edição d’ O Gran Camiño, repetindo assim o mesmo início de temporada perfeito do ano passado.

Vingegaard domina a subida, seguido pelo francês Lenny Martinez (Groupama-FDJ), a 16 segundos, e de um trio formado por Hugh Carthy (EF Education EasyPost), Egan Bernal (INEOS Grenadiers) e Jefferson Cepeda (Caja Rural), apenas a 45 segundos do vencedor da etapa.

Na classificação geral, Vingegaard impôs-se por 1.55 minutos a Lenny Martinez, enquanto Egan Bernal desce ao último degrau do pódio.

PUB
KTM

Ruben Guerreiro (Movistar) termina na 11.ª posição, a 1.11 minutos de Vingegaard e é 8º na geral, a 2.59 m do nórdico. O melhor representante das quatro equipas portugueses na corrida galega, Sabgal, Efapel, Tavfer e Tavira, é o trepador Frederico Figueiredo (Sabgal), na 33.ª posição, a 13.13 de Vingegaard. A seguir, o espanhol Samuel Blanco (Tavira), na 49.ª a 24.06, entre 87 corredores que terminaram a prova.

A maioria dos corredores da segunda metade da classificação é de equipas portuguesas, as únicas formações Continentais, a terceira divisão do ciclismo, em competição.

A Tavfer nem sequer ficou classificada por apenas um dos corredores da equipa ter concluída a corrida (o português Rafael Barbas, na 85º posição, a 51.51 minutos)

Classificação


Créditos da imagem: Team Visma-Lease a Bike Twitter https://twitter.com/vismaleaseabike/status/1761780992967156144/photo/2

Também vais gostar destes!