A marca italiana apresenta a nova gama de pneus Pirelli Scorpion Race para bicicletas de downhill e enduro, disciplinas de BTT em que a aderência ao solo é um dos aspetos mais importantes.

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São os modelos Scorpion Race DH e Enduro M, existindo também versões com a letra T. Os primeiros estão otimizados para rodar na lama (M vem de Mud), os outros, como a letra também indica, estão pensados para maximizar a tração em qualquer piso, garante a marca.

M (Mixed Terrain), T (Traction), S (Soft Terrain) e MUD (específico para o Scorpion Race DH) são os quatro padrões de piso específicos, desenvolvidos para lidar com qualquer tipo de condições em competição, seja downhill ou enduro.

Os pneus destas gamas que contam com a letra M apresentam uma seção central trazem “mais tração e precisão e previsibilidade na travagem e em aceleração”.

Diz a Pirelli que os tacos laterais são projetados para um apoio reforçado em curva sob forças de torção elevadas e perceção de direccionalidade no limite das leis da Física.

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O composto macio SmartEVO DH, patenteado pelo próprio fabricante, surge neste pneu combinado com tacos grandes “para otimizar a aderência em todos os tipos de terreno, sem comprometer a estabilidade geral do pneu”. Consegue-o graças a um composto de base mais rígida.

O SmartEVO DH foi desenvolvido recorrendo à experiência do departamento de compostos Motorsport da Pirelli, considerando as aplicações específicas das corridas de gravidade, como o downhill. É o resultado da combinação de duas camadas de compostos: um único composto supermacio de alto desempenho para todo o piso externo e um composto de suporte sob o piso, que tem a função de fornecer suporte mecânico aos blocos e absorver os mais choques significativos.

O DualWall+ é a carcaça específica para downhill (DH) e é composta por 60tpi de camada dupla, reforçada na parede lateral para aumentar a resistência a cortes e perfurações, além de absorver desde pequenas vibrações a grandes impactos.

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Por seu turno, a carcaça específica para enduro DualWall apresenta camada dupla de 120 tpi, reforçada com uma inserção de talão de borracha.

Letra T, de tração!

Já os Scorpion Race para downhill (DH) e enduro rubricados com a letra T são desenvolvidos para otimizar a tração, ocmo já referimos. A seção central do pneu mostra “botões” especiais que aumentam a tração em cada fase da rotação do pneumático.

Os tacos centrais são desenhados para favorecer a evacuação da lama em condições de aderência – neste caso, intermédias –, e especialmente quando é preciso retirar o melhor partido do “apontar” da roda dianteira.

O composto do pneu para DH apresenta um piso revestido a tacos grandes e uma base mais rígida. Também os Scorpion Race T dispõem, à imagem dos seus irmãos da gama M, do acima referido composto DualWall+, com uma carcaça de 60 tpi de camada dupla e reforçada na parede lateral.

A carcaça específica para enduro DualWall é igualmente composta por uma camada dupla de 120 tpi reforçada, “que fornece proteção e suporte ao mesmo tempo que beneficia a contenção do peso e promove a flexibilidade e a velocidade requeridas a um pneu para enduro.

Os novos pneus estarão disponíveis a partir do início de 2023, a preços entre os  84,90 € (Scorpion Race DH) e 89,90 € (Scorpion Race Enduro).

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Fotos: Pirelli e rossbell

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