Por serem mais pesadas e muito rápidas, as e-bikes precisam de travar melhor, certo? Especialmente se for uma e-bike cargo daquelas que já se começam a ver pelas cidades e que prometem massificar-se em breve. A pensar nisso, eis o novo sistema Bosch eBike ABS.

PUB
Canyon Ultimate

A Bosch tem uma vasta experiência em sistemas ABS tanto para carros como para motas. Os engenheiros da empresa alemã perceberam que muitos utilizadores usam muito o travão traseiro por medo de bloquear o frontal, por isso perde-se muita potência de travagem ao não se utilizar um dos travões. Um sistema antibloqueio como o ABS permite que o utilizador trave com total confiança, sem medo que a roda da frente fique bloqueada. Há mais segurança, mesmo que a bicicleta transporte carga ou mais do que uma pessoa.

 

O sistema da Bosch centra-se na roda frontal e, graças a um sensor de velocidade, é identificada uma eventual situação de bloqueio da roda. Aí, o Bosch eBike ABS regula a pressão da travagem e promete melhorar a estabilidade e o controlo da e-bike.

Além disso, este sistema tem outra função: o excesso de força de travagem na roda frontal pode levar a que a roda traseira levante; para evitar isso mesmo, o sistema da Bosch conta com um regulador de elevação inteligente da roda traseira que reduz o risco de que esta seja levantada involuntariamente. O Control Unit da Bosch fica posicionado na parte da frente da bicicleta, recebendo a informação dos sensores de velocidade e regulando a pressão exercida pelo sistema.

PUB
Catlike Kilauea

O sistema Bosch eBike ABS está também ligado ao display Kiox 300 da marca, permitindo aceder a uma série de informações sobre as travagens, para que posteriormente se possam analisar: quando se aplica o travão frontal, a distância e o tempo de travagem são registados para comparar a distância de travagem em diferentes superfícies (terra ou asfalto).

Ainda que este seja um sistema que à partida está desenhado para o asfalto, o ABS da Bosch tem diferentes modos, para diferentes formas de utilização.

O modo ABS Cargo, que promete uma travagem mais rápida, segura e precisa mesmo com carga, o Touring, para uma travagem apta para a estrada e para o asfalto, o modo Allroad, com uma potência controlada para quando a superfície não tem grande aderência, e o Trail (para uma abordagem mais desportiva do que no Allroad).

Os componentes deste sistema foram desenvolvidos em estreita colaboração com a Magura, que disponibiliza componentes específicos para o ABS: por exemplo, as manetes MT C, com um sistema de óleo preparado para os maiores valores de expansão que o ABS exige, o EasyLink, para ligação da travagem normal com a do ABS da Bosch (Control Unit), e os discos Magura MDR-C e MDR-P, aos quais o sensor de disco e roda da Bosch se ligam. As pinças utilizadas são as habituais da Magura, em alumínio forjado de uma só peça, com dois ou quatro pistões.

Vídeo oficial:

MAGURA MT C ABS Components – Anti-lock braking system for E-Bikes! - (ENG)

Mais info:

PUB
BH Ultimate EVO 2022

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

GoRide Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

Também vais gostar destes!

Mais em Componentes