Ralph van den Berg e Max Chapuis estabeleceram recentemente um novo recorde do mundo de subida numa e-bike de montanha após percorrerem um total de 14.623 metros D+ por estradas florestais. Inspirados no ‘Keneveresting Challenge’, o local escolhido foi Davos Klosters, na Suíça.

PUB
Giant Trance X Advanced E+ Elite

A dupla partiu pelas quatros horas da manhã em busca deste novo recorde mundial, para garantirem que iam ter o máximo de luminosidade natural possível, até por terem escolhido o dia mais longo do ano, 21 de junho.

Chapuis e van den Berg conseguiram um total de 14.623 de subida vertical dentro do período a que se propuseram: 16 horas. Este é o novo recorde mundial, tendo como destino final Davos Klosters.

Em nota de imprensa, van der Berg explica que “queriam ganhar o máximo de altitude numa distância o mais curta possível, para não perderem muito tempo”.

“Andámos o dia inteiro na mesma bicicleta, uma Specialized Turbo Levo. Conseguimos subir mais de 1.500 metros de altitude com uma bateria de 700 Wh no modo mais potente”, diz van den Berg. No entanto, a equipa que os acompanhava esperou num local estipulado por eles (em Klosters, na Gotschnabahn), para poderem substituir as baterias.

PUB
Orbea Genius Dealers

Nesta tentativa de estabelecer um novo recorde mundial havia duas regras principais: primeiramente, a equipa não podia andar atrás dos corredores a prestar auxílio, ou seja, tinham que combinar um local fixo para o apoio; segundo, eram apenas permitidas bicicletas elétricas de montanha com baterias normais e limitadas a 25 km/hora com o motor ativo.

E este é o segundo recorde mundial batido por parte de Ralph van den Berg, visto que, no verão de 2021, o rider estabeleceu uma nova marca mundial juntamente com Christoph Fässler, desta feita de BTT em singletrack, também em Davos Klosters.

A reportagem fotográfica:

Mais info:

Lê também:

5 e-bikes de enduro com baterias de alta capacidade

PUB
Giant Trance X Advanced E+ Elite

Imagens: Martin Bissig

Também vais gostar destes!