A grande novidade da Garmin no momento é o mais recente dos ciclocomputadores Garmin, o Edge 1040 Solar. E a palavra solar não e por acaso: trata-se do primeiro GPS para bicicletas e ciclismo cuja bateria pode ser recarregada através da luz solar que incide sobre o ecrã, e isto através de uma tecnologia própria que a marca já utiliza em alguns dos seus relógios desportivos.

PUB
Lazer

Mas há mais: este topo de gama da Garmin foi revisto a nível estético e de construção. Na parte que permite a colocação no suporte, por exemplo, temos agora uma montagem em metal de um quarto de volta. O ecrã continua a ser tátil, com 3,5 polegadas, e garante o fabricante que pode ser manuseado sem problemas quando usamos luvas.

A interface também foi melhorada. Continuamos a ter muitas opções de personalização do ecrã, para mostrar inúmeras informações e funcionalidades, dados essenciais como distância, velocidade, elevação e onde estamos a pedalar, claro. Até porque, naturalmente, este novo modelo conta com as mais recentes versões de mapas Garmin.

São muitas as funcionalidades deste ciclocomputador novo no catálogo da marca, está tudo no site oficial, mas temos vários pontos que merecem destaque e nos quais atentamos já a seguir. O primeiro deles é, claro, a alimentação solar da energia. Isto acontece apenas na versão mais cara, já que o GPS está também disponível na versão normal e em bundle de acessórios.
GPS a energia solar?

É isso mesmo! A integração da carga solar (na versão Edge 1040 Solar) baseia-se numa lente de carregamento solar Power Glass que recebe a luz do sol e a canaliza para a bateria.

PUB
Catlike

Isto traduz-se numa duração de bateria prolongada de até 100 horas no modo de poupança de bateria, refere a marca. Ou seja, um acréscimo de 20 minutos por hora durante o dia. É um complemento à energia “convencional” que temos na bateria.

Stamina: nível de resistência

A nova função Stamina calcula o nível de resistência ao longo de uma prova. Para tal, utiliza dados como histórico de treino, VO2 Max, limiar de lactato e estado de recuperação, por exemplo.

É assim indicado” quanta energia o atleta tem, mostrando os valores totais, reais de resistência, a distância de resistência e o tempo (quanto tempo se espera poder continuar no nível de esforço atual) e quanto está a ser recarregado (verde) e descarregado (laranja) dentro dos períodos de esforço e recuperação”.

Aptidões e Power Guide

A nova série Edge 1040 é capaz de classificar os pontos fracos e os pontos fortes do ciclista e compará-los com as exigências de um percurso específico, para que o utilizador se possa concentrar no treino e na melhoria em áreas específicas.

Além disso, a funcionalidade Power Guide serve de guia de potência para um gestão de esforço através da recomendação de objetivos de potência ao longo do trajeto.

Rotas e mapas

Com cobertura topográfica da Europa, Norte de África e América do Norte, este modelo conta com mapas pré-carregados Garmin Cycle Map e oferece a possibilidade de descarregar gratuitamente quaisquer outros Garmin Cycle Map de outras regiões. Elevação do terreno, pontos de interesse, navegação curva a curva, alertas de navegação…

A juntar a isto, é certo que este Garmin integra todas as funcionalidades dos modelos anteriores no que diz respeito a emparelhamento com o smartphone, relação com apps como o Strava, Trendline e Komoot, além de estar perfeitamente em sintonia com tudo o que compõe o serviço Garmin Connect.

Subidas, declives e dinâmica BTT

Este dispositivo traz ainda a função ClimbPro, com a qual é possível conhecer a distância e inclinação restante em cada uma das subidas do percurso. Já as dinâmicas de BTT incluem aspetos como contagem de saltos, distância e tempo de espera.

Garmin LiveTrack

Esta funcionalidade permite a família e amigos acompanharem o progresso e a localização do ciclista em tempo real, bem como partilhar o planeamento do track. Com função de seguimento GroupTrack, que permite o contacto com o pelotão no caso de afastamento indesejado.

Memória e autonomia

O Edge 1040 oferece 32 GB de memória interna e uma autonomia de bateria de até 35 horas de utilização contínua e 70 horas em modo de poupança de energia, segundo informações da Garmin. Já a versão Solar tem uma memória interna de 64 GB e uma duração de bateria de até 100 horas em modo de poupança de energia, garantem.

A série é composta por dois dispositivos e um pack: Garmin Edge 1040, Garmin Edge 1040 Solar e Garmin Edge 1040 Pack (Edge 1040, sensor de velocidade e cadência, monitor HRM-DualTM, suporte de montagem frontal, suporte standard, correia e cabo USB-A para USB-C). Os preços são de 599, 749 e 699, respetivamente. Ou seja, com a funcionalidade Solar o preço é de 749 euros.

Mais info:

PUB
Lazer

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

GoRide Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

Também vais gostar destes!

Mais em Acessórios