Nos lançamentos que a Shimano levou a cabo esta semana no que diz respeito a calçado para andar de bike, os modelos Gravity não podiam ficar de fora. É por isso que surgem agora as atualizações das gamas GR e AM, ambas com o “apoio” de solas feitas com o novo composto Ultread.

PUB
KTM

Esta lufada de ar fresco chega também às linhas Touring, com modelo que servem não só para pedalar como também para caminhar. Há um sapato para cada necessidade, basicamente.

Série Shimano GR

“Gravity”, gravidade… Chamemos-lhe o que quisermos. O que impota, contudo, é que estes são sapatos para downhill e enduro, basicamente, e para quem quer ter os pés libertos e prontos para ajudarem nos trilhos a qualquer momento.

Esta série GR vem com a nova sola Ultread e aqui percebe-se que o padrão impresso na mesma está de acordo com a maioria dos pinos dos pedais de plataforma que conhecemos e são mais utilizados nestas vertentes.

A sola tem também estruturas e designs especiais nas biqueiras e no calcanhar, para dar mais apoio a caminhar, diz a Shimano.

PUB
Prototype

São dois os novos modelos. O GR9 é feito de pele sintética e com inserções tipo rede respirável (mesh). O ajuste é feito com atacadores e o peso é de 385 gramas.

Por sua vez, o modelo GR5 completa a gama Gravity da Shimano sendo uma perfeita atualização da gama do ano passado, apenas.

Série Shimano AM

A gama AM (para all lmountain) tem o mesmo destino que os GR na utiização, mas apresentam-se com encaixes para pedais SPD da Shimano. São para os riders que querem sentir os pés encaixados em algumas partes dos trilhos.

PUB
Orbea Genius Dealers

A versão topo de gama AM9 tem uma faixa de proteção perante o pó, além de uma correia que cobre o sistema de ajust com recurso a atacadores. Uma outra correia trata de ajustar bem o pé em termos de aperto.

O design da biqueira e da zona do calcanhar, tal como na gama GR, também foi pensado para dar apoio nos momentos de caminhada. Há ainda um revestimento impermeável no exterior e materiais de secagem rápida no interior.

Os AM9 estão disponíveis em duas cores: preto com letras douradas e azul marinho com inserções em roxo. O peso mantém nos 415 gramas.

Depois, na entrada de gama estão os AM5, que têm um “aspeto mais a fazer lembrar o calçado para andar de skate”, diz a Shimano. Com o mesmo sistema de aperto à base de atacadores que vemos nos AM9, mas sem a faixa de cobertura. Peso de 440 gramas na versão para homem e de 416 gramas na versão para senhora.

Série Shimano Touring

Os modelos da gama Touring têm nos ET7 a “estrela”. Um novo modelo que pode ser um “complemento interessante ao vestuário que usamos durante aventuras que têm partes iguais de caminhada e ciclismo”, referem.

Os ET7 apontam aos e-bikers”, de certa forma, e na parte da frente têm o revestimento impermeável Splashshield, bem como nas zonas laterais e na “língua”, ao mesmo tempo que permitem ao pé transpirar devidamente. O ajuste está a cargo de uma roda BOA L6.

PUB
TrekFest 2024

Os ET7 incorporam uma sola intermédia rígida que a Shimano garante favorecer a proteção do Tendão de Aquiles na flexão do pedal e na transferência de potência na pedalada. Há partes da sola que favorecem a tração a cmainhar. As versões para homem são em preto e azul, as de senhora em tons de rosa.

Mais abaixo na gama, por fim, estão os MT502, que contam com uma parte de cima feita de uma espécie de rede, com uma correia especialmente pensada para proteger o pé perante embates e sujidade.

A sola integra uma placa reforçada com fibra de vidro para aumentar a rigidez, enquanto a sola intermédia é em EVA, “para maior eficiência no pedalar e maior comodidade”.

Mais info:

Também vais gostar destes!