Este é o primeiro ciclocomputador Garmin pensado especificamente para ciclismo de montanha. O Garmin Edge MTB, com preço de 399 euros, destaca-se pela sua robustez física, por assim dizer…

PUB
Equipamentos GSG

Tem um corpo compacto e protegido, apresenta-se com ecrã em vidro Gorilla Glass, tem sete botões físicos resistentes à lama e ao pó, e ainda é compatível com várias formas de montagem no guiador, por exemplo.

A marca informa ainda que o Edge MTB é especialmente “apetecível” para os praticantes de enduro e downhill, pois conta com perfis dedicados a estes vertentes do BTT, com registo automático de dados e outras funcionalidades.

Aqui ficam alguns destaques neste novo ciclocomputador Garmin para ciclismo de montanha:

  • Sistema GPS multibanda com 5 Hz: regista posições cinco vezes por segundo, o que pode melhorar a precisão em descidas técnicas, segundo diz a Garmin;
  • A autonomia, de acordo com o que diz o site da marca, é de até 14 horas em uso intensivo, com um modo de poupança de energia que pode prolongar o uso seguido até 26 horas.
  • Há mapas pré-carregados, com especial destaque para a ligação ao Trailforks (informação sobre trilhos e um modo Forkshight que avisa perante viragens e outros obstáculos) e para o TopoActive (potencialmente útil em zonas sem trilhos marcados nos mapas).
  • Métricas de BTT: salto, hang time, índice Grit (dificuldade) e Flow (fluidez), entre outros, “sensorizados” por giroscópio, acelerómetro e barómetro.
  • Indicação  de segmentos em que o percurso fica mais duro, com cronometragem: permite definir secções de tempo (timing gates) em trilhos para análise direta e posterior.
  • Alertas e segurança: partilha de localização em tempo real (LiveTrack), deteção de incidentes, avisos de obstáculos reportados pela comunidade…
  • Compatibilidade com radares Garmin Varia e dispositivos inReach.

Imaginemos um momento de utilização no terreno! Numa descida técnica famosa, o perfil Downhill faz com que o Edge MTB grave automaticamente o tempo de subida até ao topo (no teleférico), e depois guarda o registo da descida.

Se o atleta definir um timing gate no início da pista, pode comparar o seu desempenho em tempo real, ver estatísticas (altura dos saltos, tempo de suspensão…), e depois analisar tudo no Garmin Connect para tentar melhorar na próxima descida.

Entre vários outros recursos que podemos ver no site da marca, este Edge MTB permite a sincronização via Bluetooth com smartphones (para recebermos notificações e mensagens em grupo, por exemplo), bem como ligação a plataforma com o Strava.

PUB
Titan Almeria 2025

Na parte de treino e performance, diz a marca que este GPS suporta treino estruturado (FTP, VO₂ max, carga de treino) e métricas avançadas do Garmin Firstbeat.

Mais info:

Também vais gostar destes!