Uma grande novidade, que faz com que um “normal” amortecedor Fox possa passar a funcionar automaticamente ao nível dos ajustes em tempo real em função do terreno! Falamos do novo sistema Fox Live Valve Neo, um conjunto composto por um módulo eletrónico e dois sensores sem fios que comunicam entre si e adpatam o amortecimento a cada momento da volta e do trilho.

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É a mesma tecnologia que equipa o novo espigão telescópico sem fios da Fox, o recém-lançado Transfer Neo, e é uma tecnologia que faz com que o amortecedor traseiro reaja sozinho e automaticamente face ao que os sensores vão detetando no terreno.

Passamos a explicar tudo, complementando o que os técnicos da Bicimax e da Fox nos explicaram em primeira mão e em exclusivo para Portugal no recente Sea Otter Europe, em Espanha (temos um reel no nosso Instagram a explicar!).

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Não existe, para já, este sistema para suspensões frontais. O Fox Live Valve Neo funciona com os Float X e DHX, amortecedores traseiros da marca que encontramos e/ou podemos montar em bicicletas de trail e all mountain. Há um módulo eletrónico que acoplamos ao amortecedor, e que recebe informação de dois sensores sem fios que instalamos nas pinças de travão da frente e de trás.

A energia vem de uma bateria localizada no módulo principal e tudo se passa muito rápido e de forma personalizada, visto que são muitas as opções de ajuste que podemos aplicar utilizando a app para smartphone Fox Bike.

A Fox fala de comunicação sem fios e em tempo real na ordem dos 1/70 de segundo, ou seja, 400 leituras de terreno por segundo. A compressão e o rebound do amortecedor são ajustados uma vez inicial e depois o sistema faz tudo automaticamente.

A subir, o Live Valve Neo faz com que o amortecedor fique firme e maximize a eficiência da pedalada, diz a Fox; a descer, o sistema intermedeia a performance entre a tração e o conforto, fazendo com que o rider se tenha de preocupar apenas os trilhos.

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Como já foi referido, a app Fox Bike trata de todas as definições e personalizações deste sistema Fox Live Valve Neo, com updates de firmware automáticos, tutoriais e várias afinações predefinidas. É possível selecionar um de cinco presets distintos (Standard, Firm, Plush, Open e Closed), sendo que acompanhamos na app o estado da bateria, da ligação e da performance dos ajustes.

E os preços? Sem contar com o facto deste sistema poder aparecer em breve de origem em várias bicicletas, os amortecedores podem ser comprados em separado para instalação em modelos de trail e all mountain, explica a Fox. Basta acoplar o módulo eletrónico ao amortecedor, instalar ambos os sensores nas pinças de travão e sincronizar tudo instalando a app Fox Bike no smartphone.

O Live Valve Neo Kit custa 599 euros (conjunto composto pelos dois sensores, pela bateria e pelo carregador), para instalação em qualquer amortecedor compatível, mas também se pode adquirir o sistema já acoplado aos amortecedores Live Valve Neo Float X (1.410 euros) e Live Valve Neo DHX (1.340 euros).

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