Diz este reconhecido fabricante, pertença da Sram, que todos estes novos sistemas e modelos de suspensões RockShox “começaram com uma folha de papel em branco”, pois a pergunta era “como continuar a elevar a experiência a andar de bicicleta?”.

PUB
Giant TCR 2024

E falamos de andar em bikes de trail, enduro e por aí fora, nos segmentos gravity, pois estas novidades da marca atingem esses mesmos sectores e não os do BTT mais convencional e XC. Além de novos amortecedores traseiros (tantos!), falamos de novas suspensões RockShox nas gamas Lyrik, Pike e Zeb. Fazemos um resumo destes lançamentos, que apareceram no mercado e nas novas bicicletas na temporada 2023.

Em primeiro lugar, a “revolução” de que falamos vem das novas tecnologias que o fabricante diz ter inventado ou modificado a fundo para melhor o desempenho e fazer baixar o peso destes componentes.

Resumidamente, a tecnologia Charger 3 (que agora permite maior ajuste na compressão e amortecimento, pelo que é referido), novas bainhas (para reduzir as vibrações ainda mais) e o novo sistema DebonAir+ (otimização da gestão da compressão de ar no interior dos cartuchos), entre outros novos elementos.

Vamos aqui focar os três modelos no topo de cada gama, que são as versões Ultimate, sendo que há duas notas importantes a ter em conta: por um lado, estas suspensões RockShox foram atualizadas em todos os modelos, isto no que diz respeito a suspensões frontais, pelo que no website do fabricante estão disponíveis todas as versões e respetivas listas de especificações.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Por outro lado, passa-se o mesmo com mais de uma dezena de modelos de amortecedores traseiros, também nestas três gamas, que foram também atualizados para 2023, e que também estão perfeitamente descritos no site da RockShox.

RockShox Pike Ultimate FS-PIKE-ULT-C1

Para bicicletas de trail, essencialmente, as Pike existem desde 2003 e surgem agora com uma estrutura redesenhada e assente no mesmo curso médio que a tem caracterizado. Também pode aparecer em algumas bicicletas de XC ou down country, na verdade.

PUB
KTM E-Bikes BTT

No caso desta versão Ultimate, estão presentes todas as novas tecnologias da marca, do DebonAir+ ao Charger 3, com um chassis de 35 mm, novos casquilhos, novas Pressure Relief Valves, lubrificante Maxima Plush Dynamic de origem e novas cores Gloss Silver Signature e Ultimate High Gloss Black.

Versões Boost com 120, 130 ou 140 mm de curso, compatível apenas com discos de travão de 180 mm. Preços desde 1.239 euros quando vendida em separado. Os restantes modelos novos:

RockShox Lyrik Ultimate FS-LYRK-ULT-D1

Trail, enduro e por aí fora. Diz a RockShox que esta é a suspensão frontal mais versátil do seu catálogo. É compatível com os guarda lamas da marca, vendidos em separado, tal como a Pike acima e a Zeb abaixo.

A estrutura principal surge agora mais robusta e leve, dizem, nas cores Ultimate High Gloss Black e Heavy Meadow Signature.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Mais curso aqui, com versões de 140, 150 e 160 mm, peso de 2.028 gramas e todas as novas tecnologias deste fabricante para 2023, também. Para discos de travão de 180 a 220 mm e com preços desde 1.159 euros. Os outros modelos 2023:

RockShox Zeb Ultimate FS-ZEB-ULT-A2

Chassis de 38 mm, novas tecnologias RockShox 2023 e muitas outras característica preparam esta suspensão para enfrentar os circuitos mundiais de competição de enduro. Charger 3, DebonAir+, cores Signature Slab Grey e Ultimate High Gloss Black.

Com cursos de 150, 160, 170, 180 ou 190 mm, versões Boost apenas, aceita discos de travão de 200 a 220 mm e pesa 2.341 gramas.

Preços desde 1.253 euros e compatibilidade total com e-bikes, tal como os outros modelos atrás. As novidades da gama:

São tantos os modelos de suspensões frontais e amortecedores que seriam necessárias dezenas de artigos aqui em GoRide.pt! É por isso que recomendamos uma rápida visita ao site oficial da RockShox / Sram para ficares a conhecer tudo e mais alguma coisa, passamos a expressão. Link abaixo.

Mais info: www.sram.com/en/rockshox

Também vais gostar destes!