Estas novas rodas de carbono Fulcrum destacam-se por vários motivos, entre os quais, e aquele que mais nos despertou interesse, o facto destes dois modelos de estrada estarem também aptos para terrenos mais versáteis… Ou seja, podem também receber pneus do género e “atacar” o gravel, à partida. E isto graças à categoria em que se inserem: a ASTM2.

PUB
Beeq

As novas Fulcrum Wind 42 e 57 “foram projetadas com o objetivo de equilibrar o desempenho com o conforto, garantindo uma condução suave e um produto versátil”, afirma a marca italiana em comunicado.

As Wind 42 e 57, como herdeiras da família Speed (as topo da gama de rodas para estrada em termos de desempenho no catálogo da marca), incorporam uma boa variedade de tecnologias desenvolvida pela Fulcrum

Estas novas Wind vêm substituir as anteriores Wind 40 e 55 e, para isso, apresentam novas características. A Fulcrum afirma que são mais fáceis de manobrar (cerca de 21%) e que têm uma maior capacidade de resposta (aproximadamente 5% no caso das 42 e 10% nas 57).

PUB
KTM E-Bikes BTT

As alturas das jantes são, como o próprio nome sugere, de 42 e 57 mm, com largura interna de 23 mm. Estas medidas são maiores do que as anteriores, mas, graças ao uso de uma nova mistura de fibras de carbono e a uma nova disposição destas no interior do molde, tornam-se mais leves. Pesam especificamente 1.510 gramas (42) e 1.585 gramas (57), cerca de 100 gramas a menos, segundo a Fulcrum, em comparação com a geração anterior.

A largura interna permite acomodar pneus de até 40 mm, embora o fabricante recomende medidas entre os 28 e 30 mm para pneus de estrada e 30 a 35 mm para pneus mistos.

Para aumentar a solidez do conjunto, na produção das rodas utiliza-se o sistema patenteado DRSC, “uma espécie de suporte de plástico específico embutido no carbono próximo às cabeças dos raios, garantindo maior resistência e durabilidade ao sistema, distribuindo a tensão desta zona por uma área mais ampla e evitando possíveis situações de corrosão galvânica”, afirma o fabricante.

PUB
Giant TCR 2024

A tecnologia MoMag, em que as cabeças de raios são magnéticas (evitando que o aro seja perfurado), está também presente nestas novas Wind. Os cubos são de alumínio forjado com rolamentos selados.

Um detalhe mencionado no comunicado de imprensa é o aspecto visual das rodas, que é “totalmente novo, seguindo os novos padrões estilísticos Form Function Fulcrum, com um design essencial e ao mesmo tempo refinado”. A parte do design gráfico é feita a laser, complementada com autocolantes refletivos…

Mais info:

Lê também:

Hands-on GoRide: rodas Fulcrum Red Zone Carbon [com vídeos]

Imagens: Fulcrum

PUB
Giant TCR 2024

Também vais gostar destes!