Que o Tour de França é uma das maiores “montras” do planeta, não há dúvidas: tanto este ano como em todos os anteriores, as atenções de todos os amantes de ciclismo estiveram centrada na prova francesa. Assim, muitas marcas aproveitaram para anunciar novos produtos durante o Tour, tal como são exemplo as novas rodas Fulcrum SPeed 360 DB. Até porque se trata de um modelo pensado para competir!

PUB
Giant TCR 2024

Estas são rodas lenticulares para etapas de contrarrelógio (e para triatlo) e foi possível vê-las em ação no contrarrelógio de abertura do Tour e nas bicicletas das equipas Cofidis e Intermarché-Wanty-Gobert.

O projeto das Speed 360 DB foi sendo desenvolvido durante a temporada 2020/21, com os ciclistas destas duas equipas profissionais.

A Fulcrum quis equipar estas rodas com as mais recentes tecnologias, garante a própria marca, uma vez que as rodas lenticulares, em geral, parecem ter estado sempre um pouco “presas” ao passado. Agora, as Speed 360 DB estão inclusive preparadas para sistemas de travões de disco e são compatíveis com a tecnologia patenteada Fulcrum 2-Way Fit Ready.

PUB
Prototype

A Fulcrum diz também que esta nova roda é feita com a mesma fibra de carbono que serve de base a vários componentes produzios para carros de Fórmula 1 e para a indústria aeroespacial, isto através da técnica de “cintas” Spread-Tow.

Segundo a própria marca, “as características deste material e o próprio processo de produção permitem-nos criar uma roda lenticular que não só é aerodinâmica, ligeira e reativa, como também é capaz de transmitir cada watt de potência gerado pelo ciclista”.

Os rolamentos utilizados são os CULT, em cerâmica, e é utilizado um novo cubo de alumínio preparado para discos Centerlock. A marca destaca que esta não é uma roda ‘tapada’: não é uma roda normal com uma tampa de cada lado, mas sim um produto feito de raíz com estas características.

PUB
Giant TCR 2024

Assim torna-se possível aproveitar as propriedades do carbono. “Podemos utilizar o aspeto elástico do carbono, fazendo-o trabalhar em tração, como se estivesse ‘vivo’ e capaz de transferir todo o poder do ciclista para a estrada”, afirma a marca.

Características das rodas Fulcrum Speed 360 DB:

  • Roda lenticular traseira Full Carbon
  • 2-Way Fit Ready (Clincher/Tubeless ready)
  • 19 mm de largura interna e 26,5 mm de largura externa
  • Rolamentos cerâmicos CULT
  • Peso: 935 gramas
  • Preço: 3.393 euros

Mais info:

Também vais gostar destes!