Ainda não as experimentámos (estamos a terminar o teste a outras rodas Fulcrum, as Speed 25+, chegam a estas páginas em breve!), mas pelas imagens e pelo vídeo acima podemos dizer que estas rodas parecem ser espetaculares! Isto a julgar pelo design bastante diferente do habitual…

PUB
Garmin

Falamos das recém-lançadas rodas Fulcrum Sharq, um modelo com um perfil bastante alto, design diferente e que além da estrada pode “atacar” os caminhos de gravilha e pavê. E, aparentemente, o fator performance também está bem presente…

Fulcrum Sharq

Fulcrum Sharq

As Sharq são a nossa mais recente criação, com um design que melhora a experiência do ciclista em percursos mistos tanto em asfalto como em caminhos de terra. (Fulcrum)

A própria Fulcrum assegura que estas rodas oferecem “prestações únicas, com um equilíbrio perfeito entre ‘manobrabilidade’, aerodinâmica, reatividade e resistência, graças ao novo design da jante e dos raios”.

PUB
Specialized Levo

Estas rodas chegam num momento muito importante para a Fulcrum, já que a marca celebra o seu vigésimo aniversário. Com as novas Sharq, a Fulcrum lança assim o seu primeiro produto desenhado especificamente para o ciclismo endurance, mas com características all-terrain, uma vertente que parece estar a ganhar popularidade. Basta atentar na quantidade de marcas de bicicletas que estão a lançar modelos com essas especificações.

Fulcrum Sharq

E a Fulcrum orgulha-se do processo de fabrico das novas Sharq: a cadeia de produção é 100% controlada pela própria marca, já que todos os componentes são fabricados na Europa e montados “em casa”.

Vendo mais em detalhe, as Sharq têm um canal interno de 25 mm, uma largura válida tanto para pneus de estrada com pelo menos 30 mm de largura (garantindo um excelente comportamento aerodinâmico e uma baixa resistência ao rolamento, explicam) como para pneus de maior dimensão e orientação off-road, já que “oferecem uma excelente aderência à estrutura do pneu no ciclismo todo-o-terreno”, comenta a marca.

PUB
Nova Mondraker Dune

A jante afasta-se do conceito hookless, com um design denominado minihook que “garante a máxima segurança”, sendo compatível com sistemas tubeless (de origem e não precisa de fita) e também com câmara de ar.

Estas novas rodas foram desenhadas sob o conceito Wave Rim, uma combinação de “ondas” (patente pendente) que surgiu a partir de um processo experimental que “consistiu em analisar reações de diferentes soluções perante correntes de vento frontais e laterais, que afetam a aerodinâmica”, assegura a marca italiana.

Fulcrum Sharq

A altura do perfil varia de 42 a 47 mm, dependendo de se tirarmo a medida na parte mais baixa ou mais alta. A Fulcrum destaca também o processo de laminação Fulcrum FF100, que é uma mistura exclusiva de fibras e resinas em carbono, proporcionando “uma grande resistência ao uso intensivo”, mas também um baixo peso (apesar da aparência massiva desta roda): o conjunto pesa 1.440 gramas.

Fulcrum Sharq

Esta nova gama é o fruto de um processo de investigação e desenvolvimento no qual foram investidas mais de 4.000 horas entre design, testes de laboratório e testes de campo. (Fulcrum)

Outro detalhe que nos preocupa frequentemente nos perfis mais altos é o comportamento com ventos laterais. Mas aqui refere a Fulcrum que a resistência ao vento lateral regista uma melhoria de 21% em ângulos de 0°-10° e até 30% de 10°-20°, em comparação com um perfil tradicional da mesma altura.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Os raios também são novidade e foram desenhados para oferecer uma baixa resistência aerodinâmica (sem renunciar a uma extraordinária rigidez, como se exige a um componente deste tipo). O novo raio plano A3RO Sharq é um raio plano de aço de 3 mm de largura e 0,8 mm de espessura, “que oferece importantes vantagens aerodinâmicas”.

Fulcrum Sharq

Por sua vez, o design do cubo respeita o estilo minimalista (como em modelos de rodas como as Speed), com rolamentos sob o design clássico de cone-cup que incorporam elementos cerâmicos tipo USB.

Encontras todas as informações sobre estas novas rodas Fulcrum no minisite que a marca criou para este modelo em particular, link abaixo.

Mais info:


Créditos de imagens: Fulcrum

Também vais gostar destes!