A 80ª edição do The Six Days of Ghent termina precisamente hoje, sendo este um dos eventos de ciclismo de pista coberta mais famosos do planeta. Aconteceu todos os anos por esta altura naquela cidade belga. E a ocasião foi perfeita para serem apresentadas as novas rodas FFWD RYOT77 Track, que substituem as anteriores F6T (60 mm) e F9T (90 mm).

PUB
Giant TCR 2024

Este modelo segue as mais recentes tendências entre as rodas aero (com base na já conhecida tecnologia LAW Tech da marca), mas há particularidades próprias de serem uma rodas para bikes de pista: construção em fibra de carbono UD, perfil de 77 mm de altura e nada menos do que 26 mm de largura (interna). Uma estrutura preparada para montagem de pneus tubulares, exclusivamente, e com medida máxima de 26 mm.

Por sua vez, os cubos FFWD Hub (com rolamento selados em aço) não foram pensados para funcionarem com discos de travão, o que traz rigidez sem comprometer no peso. Assim, o design (e em especial à frente) é totalmente simétrico, o que permite ter raios também simétricos (20 à frente e 24 atrás).

O peso anunciado pela marca é bastante “aceitável”, ainda para mais tendo em conta o perfil apresentado pelas RYOT77: 1.890 gramas no total (895 gramas para a roda da frente e 995 gramas para a de trás).

PUB
Prototype

O preços são outro dos aspetos competitivos destas rodas, visto que os 1.499 euros pedidos estão um pouco abaixo da concorrência direta neste segmento, parece-nos.

E as novas FFWD Disc-T Lion?

Os amantes de ainda mais velocidade na pista têm à sua disposição a partir de dezembro um outro modelo de rodas lançadas agora pela FFWD. São as Disc-T Lion (não vêm substituir as atuais Disc-T, que permancem no catálogo da marca), que aplicam as mais alta tecnologia a um desempenho de topo na luta com o cornómetro, refere a marca.

O peso de cada roda baixa 50 gramas face à geração anterior, ficando num total de 1.900 gramas, e a rigidez está até 20% melhor face à concorrência, ainda pelo que afirma a FFWD. O preço de cada roda é de 2.099 euros…

Estas rodas tiveram uma estreia de sonho no evento que referimos no início deste artigo: Joss Lowden usou-as na bike com que bateu o recorde Mundial Feminino da Hora (com 48,405 km)…

PUB
Riese & Müller Multitinker

Mais info:

Também vais gostar destes!