Escapar à “normalidade” do dia a dia na cidade. É nisso que a marca espanhola aposta com este lançamento das novas Novas Orbea Kemen e Kemen SUV, bicicletas elétricas urbanas. E a distinção está clara: a primeira é uma citadina nata, a segunda está mais virada para uma boa aventura de vez em quando. Vejamos as principais características destas novidades no catálogo da Orbea.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Tanto numa versão como na outra, o motor Shimano EP8 de 85 Nm é a base principal, que surge em parceria com a bateria de 540 Wh que surgiu pela primeira vez por altura do lançamento da Orbea Rise. “A integração total com o quadro ajuda a reduzir o peso do conjunto e a aumentar a rigidez”, refere a marca.

É indicado que a autonomia deverá andar pelas cinco horas de circulação, apesar de tanto a Orbea Kemen com a Kemen SUV apresentarem a possibilidade de instalar um Range Extender de 252 Wh.

A recarga é através do carregador inteligente Smart charger desenvolvido pela marca e que promete alargar a vida útil da bateria em 30% (adapta a carga entre 2 ou 4 amperes dependendo de factores como a temperatura, o estados das células das baterias ou os ciclos de carga já realizados).

Em duas versões

A Kemen e a Kemen SUV estão disponíveis com duas versões distintas de quadros: o Top Bar ou o Mid Bar, cada um com as suas vantagens. A primeira versão está disponível nos tamanhos S, M, L e XL, enquanto a outra apenas em S, M e L.

PUB
Nova Trek Supercaliber

O quadro de alumínio é comum e é fabricado através do processo de hidroformação da Orbea e com tubos de espessura tripla, que foram otimizados em pontos específicos para reduzir o peso e aumentar a rigidez. E com pontos de soldadura polidos.

Cabos ‘escondidos’

Mas há uma novidade que está em destaque nesta nova Kemen: a integração dos cabos dentro do guiador. Sim, dentro do guiador, e com recurso a uma técnica desenvolvida pela marca. O cabo do display e do comando passam por dentro do guiador, ao passo que os cabos dos travões e da transmissão passam pelo avanço, como já é normal.

Ambas as bikes contam com luzes à frente e atrás, sendo que esta fica mais forte quando travamos. Da mesma forma, os pormenores “urbanos” adicionais incluem um “descanso”, por exemplo, bem como guarda-lamas, suportes para bolsas e alforges e transmissão Shimano Linkglide, um sistema desenvolvido a pensar em e-bikes citadinas. Isto na Kemen normal, que também integra pneus de 2,25”. Já a Kemen SUV está mais reforçada em todos estes elementos, sem esquecer pneus de 2,35”.

PUB
Specialized Levo

Estas bikes já estão disponíveis para reserva através do programa Rider Connect da Orbea, sendo que a compra dá direito a 10% de desconto na aquisição de um Range Extender de 252Wh (e de uns alforges). Apenas para os 100 primeiros utilizadores a registar a nova bicicleta, atenção.

Mais info:

Também vais gostar destes!