As novas FFWD Tyro II são a imagem da versatilidade, daí chamarmos-lhes o “canivete suíço” da rodas. Isto porque estão disponíveis tanto para travões de disco como para travões de calços. Além disso, existem em versão para uso com pneus clincher ou tubulares (neste último caso apenas para travões de calços).

PUB
Giant TCR 2024

Esta versatilidade abre espaço para diferentes tipos de utilização, o que leva a marca a afirmar que, além da estrada, as novas FFWD Tyro II podem servir também bicicletas de gravel. A juntar a isso, a surpresa do preço: não são uma verdadeira pechinca, mas por 1.099 euros dificilmente encontramos equivalente em termos de versatilidade.

FFWD Tyro II versão para travões de disco e pneus clincher.

Fibra de carbono e perfil de 45 mm

Os perfis de 45 mm de altura parecem estar a reunir concensos num bom lote de situações, por à partida demonstrarem um bom equilíbrio entre a aceleração necessária numas rodas para subir e a aerodinâmica de umas rodas mais “velocistas”.

FFWD Tyro II versão para rim brake e pneus tubulares.

Este modelo também apresenta largura dentro das mais recentes tendências: os 21 mm internos permitem o uso de pneus entre os 25 e 28 mm de largura em estrada, mas os pneus de gravel de até 60 mm também são compatíveis (ainda que a FFWD recomende os de 44 mm nesta vertente).

PUB
Giant TCR 2024

Como não poderia deixar de ser, as FFWD Tyro II são feitas de fibra de carbono, com os seguintes pesos:

  • Tyro II FCC (clincher) travões de disco: 1.675 gramas
  • Tyro II FCC (clincher) travões de calço: 1.640 gramas
  • Tyro II FCT (tubular) travões de calço: 1.510 gramas

As rodas para travões de calço utilizam eixos do tipo QR (também para se poderem adaptar para bicicletas mais antigas), enquanto as desenhadas para travões de disco incorporam eixos passantes de 12 mm… Os núcleos/cubos/eixos, por sua vez, contam com a tecnologia Ratchet System.

As limitações de peso do utilizador são de 100 kg nas rodas rim brake e de 120 kg nas disc brake.

Mais info:

PUB
Riese & Müller Multitinker

Também vais gostar destes!