Se achavas que a Wilier já tinha dado tudo no gravel com a primeira Rave SLR, espera até veres a nova Rave SLR ID2. Esta bicicleta é uma verdadeira evolução pensada exclusivamente para a competição. E traz muitas novidades…
Por fora, a nova Wilier Rave SLR ID2 continua a ser esteticamente impactante: cores vibrantes inspiradas nas raves dos anos 80 e 90, linhas agressivas e um look que não passa despercebido.
Mas é por dentro que a ID2 mostra o que vale. O quadro em carbono SLR pesa apenas 990 gramas, mas é “ultra rígido, graças a um layup de fibras cuidadosamente distribuído para garantir performance em todas as medidas, da XS à XXL”, explica a Wilier.
No campo da aerodinâmica, a Wilier puxou dos galões. Foram horas e horas em simulações CFD e testes em túnel de vento, resultando numa redução de 8,9% na resistência ao ar face à versão anterior.
Em números: com uma potência média de 350W, essa poupança traduz-se em 54 segundos de vantagem num percurso de 70 kms. Um dos truques está no tubo diagonal, desenhado para “esconder” os bidons do vento.
Outro pormenor de destaque é a compatibilidade para montar pneus de até 52 mm de largura, permitindo maior conforto e aderência sem sacrificar a performance, garante a marca. E esquece o desviador dianteiro: aqui tudo foi pensado para 1x, com espaço para cassetes de até 52 dentes.
A geometria também foi refinada, claro: triângulo traseiro mais curto, stack mais baixo, reach longo e um cockpit com guiador F-BAR (que é estreito em cima e largo em baixo).
E os preços? Bem, há para todos os gostos. As versões mais acessíveis arrancam nos 4.400 euros, mas os modelos topo de gama com grupos eletrónicos e rodas premium aproximam-se dos 10.000 euros.
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