Paris-Roubaix 2025: onde ver, o percurso e um trio especial de favoritos… [com vídeos] 11 de Abril, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
N1NO Beyond | 5º episódio: a evolução das bicicletas, do atleta e da modalidade! [com vídeo] 6 de Abril, 2025
Partilha!X A nova transmissão Shimano XTR M9200 Di2 não tem fios e é um dos grandes lançamentos do ano. Vê aqui todos os detalhes. A marca japonesa de componentes acaba de lançar o novo grupo de transmissão Shimano XTR M9200 Di2, algo que promete “abanar” o mundo do BTT. Como? Este é, finalmente, o conjunto de mudanças eletrónicas e sem fios da Shimano, que promete mais controlo, mais robustez… Será mesmo uma revolução?PUB Totalmente sem fios, o novo Shimano XTR M9200 Di2 foi concebido para responder às exigências do ciclismo de competição de alto nível, “proporcionando mudanças eletrónicas ultra rápidas, travagens precisas e uma ergonomia pensada ao detalhe”, explica a marca nipónica. Este novo grupo eletrónico destaca-se por ser uma transmissão com o novo desviador traseiro Shimano Shadow ES, que alia um design de baixo perfil à função de recuperação automática após impacto, por exemplo. (No final do artigo encontrar todas as especificações) Não se pode danificar o que não se consegue atingir. (Shimano) A Shimano explica também que, devido à nova estrutura de elos mais largos, à placa de carbono, proteção e roldana mais robusta, o desviador é muito mais resistente. PUB A bateria está alojada no interior do desviador, protegida contra impactos e é removível para carregamento. Estão disponíveis versões para transmissões convencionais e e-bikes, com tecnologia Free Shift e Auto Shift. As cassetes Hyperglide+ (9-45d e 10-51d) proporcionam uma troca de andamentos suave mesmo sob carga, garante o fabricante nipónico, e os pedaleiros Hollowtech II estão otimizados para peso ou durabilidade, consoante a disciplina (XC ou enduro). Também na travagem, a Shimano introduz melhorias com a nova tecnologia Ergo Flow e com sistemas de dois e quatro pistões (novamente, consoante a disciplina de XC ou enduro/trail).PUB A ergonomia é outro ponto alto, com manetes e comandos eletrónicos Shimano Rapid ES Di2 ajustáveis em vários eixos e personalizáveis através da app E-Tube. Por fim, e ao mesmo tempo em que é lançado este novo Shimano XTR M9200 Di2, a marca nipónica apresenta também novas rodas da gama XTR em carbono. A marca oferece aqui uma opção para XC e duas mais reforçadas para enduro. Especificações técnicas da nova transmissão Shimano XTR Di2: Desviador traseiro: RD-M9250: sem fios, com caixa longa (SGS) para cassete 10-51D ou caixa média (GS) para 9-45D. RD-M9260: versão E-BTT com fios, compatível com transmissões HYPERGLIDE+ (12V) ou LINKGLIDE (11V), com funcionalidades FREE SHIFT e AUTO SHIFT. Cassete CS-M9200-12 Comutação mais suave e durável sob carga HYPERGLIDE+ de 12V MICRO SPLINE Otimizada para leveza e durabilidade Opções: 9-45D e 10-51D Pedaleiro Hollowtech II (duas variantes): FC-M9220 (Trail/Enduro): construção reforçada, eixo específico para maior resistência ao impacto, fator Q de 176 mm, opções de 160 a 175 mm de comprimento. PUB FC-M9200 (XC): construção leve, fator Q de 168 mm, ideal para competição XC. Manípulo Shimano Rapid ES Di2 SW-M9250R: Sem fios Feedback tátil, clique Modos: multi-shift, dupla passagem, limitação por clique Ajuste em 4 posições + botão adicional programável Terceiro botão programável Opção de I-SPEC EV e abraçadeira Travões Shimano XTR 9200: XC: BL-M9200 (manete em carbono, cilindro em magnésio) e pinças BR-M9200 ( 2 pistões) Enduro/Trail: BL-M9220 (design ERGO FLOW, curva SERVOWAVE, óleo de baixa viscosidade) e pinças BR-M9220 (4 pistões) Especificações rodas em carbono XTR Para complementar o novo grupo, a Shimano apresentou também duas novas rodas XTR construídas em carbono, cada uma pensada para objetivos diferentes. Shimano XTR WH-M9200 (XC): Aros em carbono Largura interna de 29,6 mm 24 raios retos em titânio Ângulo de engate de 3,5º Compatibilidade tubeless Shimano XTR WH-M9220 (Enduro/Trail): Aros em carbono, tubeless hookless Largura interna de 30 mm 28 raios em aço inoxidável Mais resistência Ângulo de engate de 3,5º Ambas as rodas utilizam os cubos FH/HB-M9210 e contemplam os sistemas Micro Spline, são compatíveis com discos Centerlock, roda livre com engate direto e melhor vedação contra detrito e humidade, explica a Shimano. Mais info: www.bike.shimano.com www.scvouga.pt
| Destaque Sprint irregular tira primeira vitória a Rui Oliveira na Volta à Eslovénia Rui Oliveira foi relegado para a sexta posição da etapa, por alegamente ter feito um desvio de trajetória. Há 4 horas
Componentes Novo guiador Pro Tharsis Evo foi feito para o Shimano XTR 9200 A marca acaba de lançar um novo avanço e guiador Pro para os amantes do enduro, dois periféricos otimizados para o novo Shimano ... Há 13 horas
Componentes Shimano Q’Auto: mudanças automáticas Di2 nas bicicletas urbanas, de trekking e de gravel! Um novíssimo sistema de mudanças automáticas Di2 da Shimano com funcionamento eletrónico e que dispensa bateria? É a nova tecnologia Shimano Q'Auto! Há 1 dia
| Destaque João Almeida quebra recorde em El Purche (em modo treino!) João Almeida estabelece novo recorde em El Purche... A Volta a Suíça é o próximo objetivo do português. Há 1 dia
| Destaque Volta a Itália 2025: Van Aert bate o seu recorde de potência numa hora No Colle delle Finestre, o belga debitou 428 watts numa hora, ou 5,49 w/kg para o seu peso, que é de cerca de 78 ... Há 1 dia
Paris-Roubaix 2025: onde ver, o percurso e um trio especial de favoritos… [com vídeos] 11 de Abril, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
N1NO Beyond | 5º episódio: a evolução das bicicletas, do atleta e da modalidade! [com vídeo] 6 de Abril, 2025