Mais potência, mais binário e mais autonomia. É assim a nova Specialized Turbo Kenevo SL2, uma evolução clara em relação à sua antecessora e que se destaca de forma “musculada” no mercado das e-bikes de enduro e all-mountain, pelo que garante a marca.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Vamos a números? A Specialized anuncia, graças ao novo sistema propulsor SL 1.2, mais 43% de binário e 33% mais potência. O objetivo? Esse, é “permitir que os ciclistas mantenham a velocidade nos trilhos com um pedalar mais rápido, subam sem esforço e dominem tudo quando descem”, é referido em comunicado.

Autonomia

A Specialized, além de entrar com mais binário e potência na nova Turbo Kenevo SL2, não deixou à mercê um fator muito importante para uma e-bike: a autonomia.

imagem-specialized-turbo-kenevo-sl2

É a própria marca que o diz que “este novo motor SL 1.2 oferece resultados de eficiência líderes do setor, é o que oferece mais autonomia para os watts-hora necessários”. Isto obtém-se através de um conjunto de fatores, como por exemplo a tecnologia MicroTune, que promete até cinco horas de autonomia com a bateria de 320 Wh (no modo Eco).

imagem-specialized-turbo-kenevo-sl2

Para aventuras maiores, existe a opção de adicionar um Range Extender de 160 Wh, que vêm incluído de série no modelo S-Works (nos restantes é um extra vendido em separado), e integrada no porta-bidon. Desta forma podemos pedalar até 7,5 horas, garantem.

PUB
KTM

Performance em todo o lado?

“Trilhos, linhas de donwhill e tudo aquilo a que estiveres disposto a enfrentar num bikepark”… A nova Specialized Turbo Kenevo  SL2 conta com uma suspensão de 170 mm à frente e uma lista de características bem composta.

imagem-specialized-turbo-kenevo-sl2

Tudo somado – a rigidez do quadro, as curvas da mola, os ajustes de amortecimento… – dá origem à nova SL2.  A marca denomina este conceito de Ride Dynamics, que é levado a cabo por “uma equipa única de engenheiros, técnicos e fabricantes que trabalham juntos no terreno e no nosso centro de inovação para garantir que todos os componentes sejam otimizados e funcionem em harmonia uns com os outros”.

Geometria

Palavra-chave: ajustável. A nova Specialized Turbo Kenevo SL2 pode ser configurada em seis modos diferentes, para que seja possível fazer a escolha ideal para qualquer tipo de terreno ou desafio.

PUB
Nova Trek Supercaliber

O ângulo do tubo de direção, por exemplo, pode ser configurado para 62,5, 63,5 ou 64,5 graus, enquanto o eixo pedaleiro pode oscilar verticalmente em 6 mm.

O quadro monocoque é concebido em fibra de carbono, a já bem conhecida da marca, o Fact 11, e o motor SL2 está alojado dentro do mesmo de forma quase imperceptível.

imagem-specialized-turbo-kenevo-sl2

Outro fator particular no quadro é o triângulo traseiro, com seis pivôs. A Specialized apelida este sistema de Six Bar ou FSR. “Permite que os nossos engenheiros otimizem o curso do eixo, para uma melhor gestão da força de impacto, e afinem a compressão da suspensão para maior rendimento enquanto se pedala”, explicam em comunicado.

MasterMind Turbo Control

O MasterMind é a head-unit integrada na nova Specialized Turbo Kenevo SL2. Aqui podes ver informações sobre as voltas, o estado da bateria, o modo de condução ativo e notificações sobre atualizações. Tudo atavés da app Specialized.

imagem-specialized-turbo-kenevo-sl2

PUB
Specialized Levo

Turbo Kenevo SL 2 Expert

A Expert é a opção mais cara da SL2, com os preços a começar nos 7.900 euros. Por este valor, a Specialized Turbo Kenevo Sl2 Expert equipa com um espigão telescópico da OneUp, suspensão frontal Fox 38 Performance Elite com 170 mm de curso e amortecedor traseiro Fox Float X2 Performance Elite, entre muitos outros elementos que podes conferir no site da marca.

A transmissão é Sram GX AXS, que equipa ao lado das rodas Roval Traverse 29 montadas com cubos DT Swiss 370. Os pneus diferem: à frente temos o Butcher Grid Trail e atrás o Eliminator Grid Trail, ambos em 2.3″ de largura.

Turbo Kenevo SL 2 Comp

A começar nos 6.150 euros, esta SL2 Comp está um pouco mais abaixo na gama em termos de equipamento e componentes. A suspensão frontal é a Fox 38 Rhythm, também com 170 mm de curso, o amortecedor traseiro é o Fox Float X Performance.

Os pneus mantém-se iguais aos da sua irmã mais exclusiva, mas as rodas são um mix de aros Specialized, cubos de rolamentos selados em alumínio e raios DT Swiss.

Mais info:


Imagens: Specialized

Também vais gostar destes!