Tadej Pogacar correu o Campeonato do Mundo de fundo de estrada numa novíssima Colnago V3Rs com pintura personalizada e equipada com inovador sistema antirroubo ‘blockchain’.

PUB
Cube Stereo ONE

O próprio corredor esloveno propôs à Colnago o conceito de design, denominado de ‘Ice & Fire’ (Gelo & Fogo), logo após a sua vitória no Tour de França, para a bicicleta exclusiva com que pretendia competir neste Mundial. O branco representa o gelo e o “temperamento de Pogacar em corrida: frio”. Enquanto o vermelho simboliza o fogo, que é “como ficam as pernas do duplo vencedor do Tour quando pedala para a vitória”.

No entanto, o maior destaque na bicicleta com que Pogacar disputou o Mundial de fundo, em que obteve modesta 39.º posição, é uma tecnologia inovadora que a Colnado pretende estender a todos os modelos de produção no futuro. O fabricante italiano afirma que esta V3Rs ‘Ice and Fire’ é a primeira bicicleta de competição do mundo a integrar a tecnologia de proteção antirroubo ‘blockchain’.

A Colnago estabeleceu uma parceria com os especialistas em blockchain da MyLime para disponibilizar aos seus clientes um nível extra de segurança na prevenção e deteção de furto de bicicleta. A tecnologia Blockchain recorre-se a uma impressão criptográfica para tornar o registo de propriedade e o histórico de um ativo digital extremamente difíceis de adulterar ou falsificar, que nesta derivação é aplicada ao quadro da bicicleta. Simplificando, a tecnologia permite provar a propriedade e o histórico daquele componente (e/ou da bicicleta.

PUB
TrekFest 2024

Uma espécie de selo de identificação por radiofrequência (RFID) instalado no tubo inferior (na imagem acima) conecta-se à aplicação MyLime e regista informações como a data de fabrico e de venda do quadro nos registos da empresa, sendo possível validar o histórico do componente e da bicicleta a que pertence. Os primeiros proprietários também receberão um NFT (Token Não Transmissível) como prova dessa posse, apenas transferível após a revenda.

Mais info:

Também vais gostar destes!