Antes de mais, ainda não acreditamos que isso irá acontecer. Nino Schurter, o GOAT do BTT e do XC, vai quase de certeza ficar ligado à modalidade. Só não lhe “apetece” competir mais, merece o descanso…

PUB
Mondraker Arid Alloy

Brincadeiras à parte, o que é certo é que está mesmo a chegar ao fim uma das carreiras mais marcantes da história do ciclismo de montanha. Schurter anunciou que esta época de 2025 será mesmo o seu último ano como profissional.

O suíço vai despedir-se das competições na etapa da Taça do Mundo de XCO de Lenzerheide, na “sua” Suíça, e depois marcará presença no Campeonato do Mundo em Crans-Montana, de 10 a 14 de setembro, também na Suíça. E aí encerra mais de 20 anos ao mais alto nível!

PUB
Nova Trek Top Fuel e Top Fuel+

Schurter não é apenas um nome incontornável do XCO, é um atleta que ajudou fortemente a redefinir esta vertente do ciclismo. Tem dez títulos de Campeão do Mundo, três medalhas olímpicas (ouro, prata e bronze), nova títulos da geral da Taça do Mundo de XCO e um total impressionante de 37 vitórias em etapas dessa mesma competição. Um palmarés simplesmente inigualável.

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Ao longo dos últimos 20 anos, vestiu as cores da equipa Scott-SRAM, enfrentando múltiplas gerações de grandes adversários, de Julien Absalon a Mathieu van der Poel, e ajudando a fazer evoluir a modalidade com a sua abordagem técnica, tática e inovadora.

Em 2017, protagonizou uma das temporadas mais dominantes de sempre, vencendo todas as etapas da Taça do Mundo e o Campeonato do Mundo.

Muitos esperavam que Nino Schurter colocasse fim à carreira após os Jogos Olímpicos de Paris de 2024, competição em que conquistou mais uma medalha, mas… surpresa: mais uma época a competir. Esta época. A última, aparentemente, com um final em “casa”.  N1No, obrigado por tudo!


Crédito da imagem: Lusa / EPA / Tolga Akmen

Também vais gostar destes!