Antes de mais, ainda não acreditamos que isso irá acontecer. Nino Schurter, o GOAT do BTT e do XC, vai quase de certeza ficar ligado à modalidade. Só não lhe “apetece” competir mais, merece o descanso…

PUB
Titan Almeria 2025

Brincadeiras à parte, o que é certo é que está mesmo a chegar ao fim uma das carreiras mais marcantes da história do ciclismo de montanha. Schurter anunciou que esta época de 2025 será mesmo o seu último ano como profissional.

O suíço vai despedir-se das competições na etapa da Taça do Mundo de XCO de Lenzerheide, na “sua” Suíça, e depois marcará presença no Campeonato do Mundo em Crans-Montana, de 10 a 14 de setembro, também na Suíça. E aí encerra mais de 20 anos ao mais alto nível!

PUB
Titan Almeria 2025

Schurter não é apenas um nome incontornável do XCO, é um atleta que ajudou fortemente a redefinir esta vertente do ciclismo. Tem dez títulos de Campeão do Mundo, três medalhas olímpicas (ouro, prata e bronze), nova títulos da geral da Taça do Mundo de XCO e um total impressionante de 37 vitórias em etapas dessa mesma competição. Um palmarés simplesmente inigualável.

PUB
Cube Stereo ONE

Ao longo dos últimos 20 anos, vestiu as cores da equipa Scott-SRAM, enfrentando múltiplas gerações de grandes adversários, de Julien Absalon a Mathieu van der Poel, e ajudando a fazer evoluir a modalidade com a sua abordagem técnica, tática e inovadora.

Em 2017, protagonizou uma das temporadas mais dominantes de sempre, vencendo todas as etapas da Taça do Mundo e o Campeonato do Mundo.

Muitos esperavam que Nino Schurter colocasse fim à carreira após os Jogos Olímpicos de Paris de 2024, competição em que conquistou mais uma medalha, mas… surpresa: mais uma época a competir. Esta época. A última, aparentemente, com um final em “casa”.  N1No, obrigado por tudo!


Crédito da imagem: Lusa / EPA / Tolga Akmen

Também vais gostar destes!