Nino Schurter voltou a atacar de longe para vencer mais um Mundial de XCO. Desta vez, na nona conquista da camisola de arco iris, o corredor suíço levou na sua roda o compatriota Mathias Fluckiger, o único que conseguiu resistir ao andamento, numa jogada muito importante do grande campeão helvético.

PUB
Orbea Genius Dealers

O Campeonato Mundial Masculino de Elite XCO teve duas baixas significativas: o campeão olímpico Tom Pidcock (a competir na Vuelta) e Mathieu van der Poel (lesionado). Sem esta concorrência, Schurter e Fluckiger mostraram não ter rivais, impondo-se à concorrência numa estratégia de colaboração nas seções mais seletivas da pista. Desse modo, abriram rapidamente uma vantagem importante para o grupo perseguidor, que incluía Ondrej Cink, Victor Koretzky, Vlad Dascalu e Henrique Avancini.

Enquanto Nino Schurter e Mathias Fluckiger mantinham-se firmes na frente, Victor Koretzky alcançou Ondrej Cink na luta pelo bronze. A luta pelo ouro era um ‘assunto suíço’. Era apenas uma questão de ver quem decidia atacar primeiro.

Na penúltima volta, azar para Ondrej Cink, que teve um problema no seletor de mudanças, despedindo-se assim das medalhas. As avarias já tinham deixado o checo fora da luta pelas medalhas nos Jogos Olímpicos, e agora também no Mundial.

Na última volta, Schurter seria mais rápido do que Fluckinger, ultrapassando-o no final da derradeira descida para pedalar para a vitória e reivindicar o seu 9.º Campeonato Mundial de XCO. Ei-los: 2009, 2012, 2013, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2021. Victor Koretzky completou o pódio.

PUB
Prototype

Classificação final: Mundial de XCO

  1. Nino Schurter (Suíça)     1:22:31 horas
  2.  Mathias Flückiger (Suíça)             +00:02 segundos
  3. Victor Koretzky (França)               +01:08 minutos
  4. Vlad Dascalu (Roménia) +01:36 m
  5. Maximilian Brandl (Alemanha)  +01:43 m
  6. Samuel Gaze (Nova Zelândia)     +02:30 m
  7. Henrique Avancini (Brasil)           m.t.
  8. Alan Hatherly (África do Sul)       +02:31 m
  9. Filippo Colombo (Suíça) m.t.
  10. Milan Vader (Países Baixos)        +02:35 m

Também vais gostar destes!