“Eu não matei o Tour, ainda há um longo caminho a percorrer”, disse Tadej Pogačar em Le Grand-Bornand, no final da 8.ª etapa do Tour 2021, no sábado. “Tudo pode acontecer. Hoje eu estou em vantagem, se calhar amanhã outro estará. A corrida ainda não terminou”, afirmou o corredor esloveno pouco depois de ter dado uma demonstração de superioridade cabal na primeira etapa montanha da prova, aplicando mais de 3 minutos em toda a concorrência.

PUB
TrekFest 2024

 

“Vamos defender com afinco a posição em que estamos agora, estamos muito confiantes e motivados para as próximas duas semanas, mas eu não matei o Tour, desculpe”, esclareceu o ciclista da UAE Emirates. “Atacar é a melhor forma de defesa, não? Correu muito, muito bem”, referiu sobre a sua exibição na etapa que terminou em Le Grand Bornand, ganha por Dylan Teuns (Bahrain-Victorious).

 

Pogacar confessou que o seu ataque a 30 quilómetros da meta, que ninguém conseguir resistir, foi motivo, em parte, pela sensação de que os seus rivais teriam conspirado contra ele na épica etapa de sexta-feira para Le Creusot, recusando-se a ajudar a equipa UAE Emirates a controlar a corrida depois que Van Aert e Mathieu van der Poel terem entrado em fuga desde os primeiros quilómetros.

 

“Talvez tenha sido uma pequena vingança por ontem”, disse Pogacar. “Não sei se todas as etapas da montanha estarei ao ataque. Provavelmente não, porque foi uma primeira semana foi muito exigente, e amanhã [domingo] já temos uma etapa súper difícil, que pode mudar alguma coisa. Vamos dar o nosso melhor e tentar para ficar na defensiva a partir de agora”, revelou.

PUB
Beeq

 

Pogacar explicou porque é que decidiu atacar a tão grande distância da chegada. “Na primeira das três últimas subidas [Côte de Mont-Saxonnex] vi que os Ineos não se sentiam bem. Vi-os como eles conversaram entre si. E disse: ‘Vamos tentar manter a pressão sobre eles.’ Na penúltima subida, vamos tentar endurecê-la, para preparar o meu ataque. Funcionou, e depois só tive de manter o esforço até final”.

Também vais gostar destes!