Nacer Bouhanni (Arkéa-Samsic) foi desclassificado do Cholet-Pays de la Loire por ‘manobra perigosa’ no sprint final, mas o francês da Arkéa-Samsic enfrenta mais punições após a UCI ter aberto um processo disciplinar.

PUB
Giant TCR 2024

Bouhanni desviou-se da sua linha de trajetória na corrida de domingo, e ainda tocou/empurrou o adversário Jake Stewart (Groupama-FDJ) contra as barreiras. Stewart conseguiu a queda, mas teve que deixar de pedalar, cruzando a linha de chegada na 29.ª posição. Mais tarde, o corredor britânico postou um vídeo do incidente em que acusou Bouhanni de “não ter células cerebrais”.

(Foto Tim de Waele/Getty Images)

Bouhanni foi desclassificado da corrida e a UCI anunciou posteriormente que levará o incidente a Comissão Disciplinar. “A UCI condena veementemente a conduta perigosa do corredor Nacer Bouhanni”, lê-se no comunicado daquele organismo, acrescentando que “exigirá a imposição de sanções adequadas à gravidade desta ação”.

(Foto AP Photo/Tomasz Markowski)

A UCI emitiu uma declaração semelhante quando Dylan Groenewegen se desviou de sua linha na Volta à Polónia de 2020, causando grave queda a Fabio Jakobsen, da Deceuninck-QuickStep. Groenewegen foi suspenso por nove meses em novembro, o que pode vir a servir de precedente na determinação de sanções futuras para manobras perigosas comparáveis.

PUB
TrekFest 2024

Também vais gostar destes!