As expectativas eram altas, mas Mathieu van der Poel não conseguiu cumprir as expectativas este domingo, no Campeonato do Mundo de BTT cross country (XCO) em Crans-Montana. Depois de um arranque muito forte, o neerlandês foi perdendo terreno com o passar das voltas, terminando num medíocre 29.º lugar, longe das suas ambições.  

PUB
Equipamentos GSG

“Simplesmente não era o meu dia”, disse à estação de televisão neerlandesa NOS. 

Após o arranque da corrida, no entanto, tinha tudo para ser um cenário ideal. “O arranque foi um sonho, mas tive um mau dia. Não há desculpas”, admitiu Van der Poel.  

“Há algum tempo que me sinto menos em forma. Mesmo nos treinos, sinto que sou menos capaz de lidar com a carga”, revelou Van der Poen, que estava determinado em terminar a prova: “Foi mentalmente longa… Mas o BTT continua a ser uma disciplina que é agradável. Tentei tirar o máximo partido da competição”, disse. 

 Após este Mundial falhado, Van der Poel anunciou o fim imediato da sua temporada em todas as disciplinas. Abdicará, por isso, do Campeonato Europeu de Estrada em Ardèche, França, e do Campeonato Mundial de Gravel nos Países Baixos.  

“Vou descansar. Já tinha tomado essa decisão depois do Renewi Tour”, explicou.  

Apesar do fraco desempenho neste Mundial, MVDP não pretende largar a bicicleta de montanha. A busca pelo título mundial na disciplina continua a ser um objetivo: “Ainda tenho alguns anos pela frente e vou continuar a tentar. Espero estar no arranque no próximo ano em Val di Sole.” 

PUB
Garmin

Crédito da imagem: UCI_MTB -https://x.com/UCI_MTB/status/1967203861288083880/photo/1

Também vais gostar destes!