A dupla portuguesa Iúri Leitão e Diogo Narciso estreou-se em Mundiais com destaque: alcançaram 46 pontos na corrida de madison, que encerrou o Mundial em Santiago do Chile, garantindo a única medalha de Portugal na competição.

PUB
Mondraker Arid Alloy

No último dia de provas, este domingo, em Santiago, Iúri e Diogo fizeram uma corrida consistente e em crescendo. O campeão olímpico de Paris 2024, Iúri Leitão, ao lado do companheiro de equipa, conquistou a maior parte dos pontos nas últimas 40 voltas, depois de já terem pontuado nos terceiro e sétimo sprints entre os 20 realizados no velódromo de Peñalolén.

No final, os portugueses somaram 46 pontos. A Bélgica sagrou-se campeã mundial, com Grã-Bretanha e Dinamarca a completarem o pódio.

Antes disso, João Matias terminou em 15.º lugar na corrida de eliminação, vencida pelo histórico Elia Viviani. O italiano, que se despede da carreira no final da temporada, encerra uma era de destaque no ciclismo mundial aos 36 anos. Já João igualou o seu resultado na corrida por pontos.

Portugal encerra os Mundiais de Pista no Chile com uma medalha, conquistada por Iúri Leitão, que garantiu o bronze no scratch.

“É difícil ganhar medalhas num Campeonato do Mundo, e nós conseguimos. Claro que ambicionávamos mais, afinal representamos Portugal, o nosso país. Mas fizemos um Mundial muito bom”, destacou Gabriel Mendes, selecionador nacional de pista.

PUB
Nova Trek Top Fuel

Também vais gostar destes!