A britânica Lucy Charles-Barclay concretizou, enfim, o seu sonho de carreira. A triatleta conquistou o Campeonato do Mundo de Ironman no mítica ‘catedral’ da modalidade, Kona, Hawai, terminando a série de segundos lugares na prova com o novo recorde absoluto feminino do percurso: 8:24.31 horas.

PUB
Specialized Levo

Lucy Charles-Barclay, de 30 anos, iniciou a competição ao ataque e nos 3,8 km do segmento de natação fixou desde logo um novo registo mínimo (49.36 minutos), saíndo da água já na liderança.

Charles-Barclay, que se sagrou campeão mundial de 70.3 (half-Ironman) em 2021, arrancou para o segmento de bicicleta destacada e percorreu os 180 quilómetros do percurso na ilha do Pacífico sempre isolada, o que não a impediu de estabelecer também mais um recorde parcial.

Aos comandos da sua Cube Aerium C:68X especialmente personalizada completou a distância em 4:32.29 horas, a uma média de praticamente 40 km/h! Os extensores em carbono da bicicleta, anatómicos, foram concebidos especificamente acomodar os braços da atleta, e contribuem para otimizar a aerodinâmica desenvolvida em aturados testes da Cube em túnel de vento. Até a pintura da ‘bike’ é personalizada, em tons de azul e elementos a remeterem para o tema do mar…

 

Na zona de transição para a corrida, segmento final, Lucy Charles dispunha de 4 minutos de vantagem sobre a segunda classificada e mais de 10 minutos para a terceira, integrada num pequeno grupo.

Durante a maratona, ‘bastou’ a Lucy Charles gerir o esforço e controlar a distância para a(s) perseguidora(s), mas apesar dessa contenção o recorde absoluto do percurso não lhe escapou. Porque o título há muito que estava garantido!

PUB
Specialized Levo

“Estou feliz por ter vencido o Mundial de Ironman no Hawai, finalmente. Foi uma longa jornada até aqui chegar, mas acreditei em mim e no meu sonho de ser campeã. Ganhar o título aqui [no Hawai] significa muito para mim. Estou  grata à minha família e equipa pelo apoio e a todos os outros que acreditaram”, declarou Lucy Charles.

Mais info:


Imagens: Cube

PUB
TrekFest 2024

Também vais gostar destes!