O sol de Kigali iluminou uma manhã histórica para o ciclismo sueco. Jacob Söderqvist, já bicampeão nacional de elites, coroou-se campeão mundial sub-23 de contrarrelógio, no segundo dia dos Mundiais do Ruanda.

PUB
Beeq E-Bikes

O sueco foi imperial nos 31,2 quilómetros do percurso, voando para um tempo de 38.24 minutos e deixando toda a concorrência a mais de um minuto. Atrás dele, o neozelandês Nate Pringle agarrou a prata por apenas 17 centésimos de segundo, relegando o francês Maxime Decomble para o bronze, ambos já a 1.03 do vencedor.

O triunfo tem um sabor especial: Söderqvist, segundo na mesma prova em 2024, ofereceu à Suécia a primeira medalha de ouro em Mundiais de estrada masculinos, escrevendo uma nova página para o ciclismo do seu país.

No setor feminino, o domínio foi ainda mais absoluto. A britânica Zoe Bäckstedt não deu hipóteses, completando os 22,6 quilómetros em 30.56 minutos. Deixou a checa Viktória Chladonová a longínquos 1.50 minutos e a italiana Federica Venturelli a 2.11.

Com esta exibição, Bäckstedt tornou-se a primeira britânica campeã mundial sub-23, sucedendo à alemã Antonia Niedermaier, bicampeã nas edições anteriores. Uma vitória que reforça o estatuto da jovem britânica como um dos maiores talentos do ciclismo feminino.

Classificação

PUB
Garmin

Crédito da imagem: https://x.com/UCI_cycling/status/1970167215669276737/photo/1

Também vais gostar destes!