Mondraker Arid Carbon Unlimited Eclipse: um quadro de gravel para desafiar limites? [com vídeo] Há 6 dias
Nova Specialized Diverge 4, a gravel que está pronta para as ‘fugas’ de aventura! [com vídeos] 9 de Setembro, 2025
5 coisas de que estamos a gostar na nova Specialized Diverge 4 Expert AXS [com vídeos] 9 de Setembro, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Partilha!X A UCI conseguiu um novo local para os Mundiais de estrada, mas será uma edição em versão reduzida. Imola irá receber apenas a categoria de elite, entre 24 e 27 de Setembro, para decidir os campeões de 2020 em contra-relógio e na prova de fundo, em feminino e masculino. Além de salvar uma parte desta importante competição, o organismo garantiu ainda um percurso com dificuldade idêntica ao originalmente previsto para Aigle-Martigny, na Suíça.PUB As restrições em vigor devido à pandemia, forçaram o cancelamento, depois da organização ter anunciado que iria ser possível, acabando com alguns rumores que já se procurava uma alternativa. Porém, com o governo helvético a manter restrições, como o número limite de aglomerados a não poder ser superior a mil, não houve alternativa senão anular os Mundiais. Não havia um plano B, o que levou a UCI a ter de procurar uma solução num curto espaço de tempo. Itália até chegou a ser apontada como hipótese, mas os responsáveis da federação disseram que não. A saúde financeira deste organismo não é a melhor. França pareceu estar na pole-position e ainda na semana passada organizou os Europeus, que estavam previstos para Itália (em Trentino). No entanto, a situação da pandemia em Itália é neste momento melhor do que a realidade francesa e a região de Emilia-Romagna, no norte do país, mostrou disponibilidade para receber esta versão reduzida dos Mundiais. Falar-se de pole-position tem razão de ser. No centro das atenções estarão o conhecido autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola. É visto como uma excelente solução para os necessários cuidados com o distanciamento. As boxes mais habituadas a motores, vão albergar as selecções. Também evita assim mais facilmente o contacto com adeptos, enquanto as restantes condições do autódromo vão poder receber comissários e jornalistas, com a segurança que estes tempos que vivemos se exige. Não é a primeira vez que Imola irá decidir um campeão do mundo. Em 1968, o italiano Vittorio Adorni e a holandesa Keetie van Oosten-Hage conquistaram os títulos de fundo naquela cidade. Para a UCI é importante conseguir colocar os Mundiais na estrada, mesmo que seja apenas para a elite. Com quase 70% do calendário cancelado em todas as vertentes, só com os Mundiais, o organismo poderá arrecadar, segundo o Cyclingnews, entre três a quatro milhões. Ainda assim abaixo dos pelo menos sete milhões que os Mundiais podem custar ao organizador em situação normal.PUB O percurso A UCI explica que apesar da corrida começar e terminar no autódromo, o percurso será bastante exigente. Na prova masculina, os ciclistas terão pela frente cinco mil de acumulado, em 259,2 quilómetros. A feminina será de 144 quilómetros, com 2750 metros de ascensão no total. O circuito será o mesmo para ambos os pelotões, com os homens a dar nove voltas e as mulheres cinco. Haverá duas difíceis subidas com pendentes que rondam os 10%, mas com máximos a atingir os 14%. Quanto ao contra-relógio, esse será maioritariamente plano. Serão 32 quilómetros, apenas com 200 metros de acumulado. Mads Pedersen (Trek-Segafredo) – na fotografia -, Rohan Dennis (Ineos Grenadiers), Annemiek van Vleuten (Mitchelton-Scott) e Chloe Dygert-Owen vão ter de lutar para manter as camisolas (e este não é percurso para Pedersen). Já os campeões de sub-23 e júniores vão ficar os equipamentos arco-íris até 2021, como acontece nas outras vertentes, em que os Mundiais foram cancelados este ano. Calendário:PUB 24 de Setembro (quinta-feira): Contra-relógio individual feminino 25 de Setembro (sexta-feira): Contra-relógio individual masculino 26 de Setembro (sábado): Corrida de fundo feminina 27 de Setembro (domingo): Corrida de fundo masculina
| Destaque Percurso do Giro da Lombardia revelado: ‘penta’ para Pogacar? Um percurso perfeito para um ‘tal’ Tadej Pogacar (UAE Emirates), vencedor em 2021 e 2023 neste mesmo trajeto. Há 2 horas
| Destaque 5 grandes novidades na plataforma Zwift para a época 2025/26 Plataforma Zwift introduz mais compatibilidade com rolos, novos eventos, equipamentos e muito mais. O ciclismo virtual indoor está cada vez melhor? Há 4 horas
Notícias Levo Experience Days 2025 permitem experimentar a Specialized Turbo Levo 4 A 27 e 28 de setembro, a Specialized permitirá aos inscritos experimentarem a nova Specialized Turbo Levo 4. Aproveita! Há 8 horas
| Destaque Mundiais do Ruanda: “Não tenho corredores para seguir Pogacar…” O selecionador francês Thomas Voeckler revelou a lista de corredores para disputar o título mundial em Kigali, com uma certeza... Há 24 horas
| Destaque Barcelona não quer Israel-Premier Tech na partida do Tour 2026 A câmara municipal de Barcelona não coloca em causa o acolhimento da Grande Départ da Volta a França no próximo ano, mas não ... Há 1 dia
Mondraker Arid Carbon Unlimited Eclipse: um quadro de gravel para desafiar limites? [com vídeo] Há 6 dias
Nova Specialized Diverge 4, a gravel que está pronta para as ‘fugas’ de aventura! [com vídeos] 9 de Setembro, 2025
5 coisas de que estamos a gostar na nova Specialized Diverge 4 Expert AXS [com vídeos] 9 de Setembro, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024