Woom Wow: nova bicicleta de equilíbrio para ciclistas (ainda) mais jovens! [com vídeo] 27 de Outubro, 2025
Nova Wilier Filante SLR ID.2 criada com a ajuda da equipa Groupama–FDJ [com vídeo] 24 de Outubro, 2025
5 coisas de que estamos a gostar na nova Specialized Diverge 4 Expert AXS [com vídeos] 9 de Setembro, 2025
Partilha!X Nos anos mais recentes, as mudanças eletrónicas passaram de uma tecnologia quase exclusiva do pelotão profissional para uma tecnologia cada vez mais presente nas bicicletas de estrada e de BTT utilizadas por ciclistas amadores.PUB O tema gera curiosidade, mas também traz dúvidas: será que são realmente mais eficientes? Têm mais problemas do que as tradicionais? Vale a pena a manutenção adicional? Aqui ficam então vários tópicos que associamos rapidamente à utilização de mudanças eletrónicas em bicicletas de estrada e outras. Mitos, cuidados a ter, dias, vantagens… Vantagens das mudanças eletrónicas 1 – O maior argumento a favor das transmissões eletrónicas é elevada precisão na troca de mudanças. O sistema é controlado por motores elétricos, o que acaba por eliminar a dependência de cabos mecânicos que podem partir-se. O resultado é uma troca rápida e silenciosa, mesmo sob carga, na maior parte dos sistemas que já usámos. 2 – Outra vantagem é a configuração personalizada. O ciclista pode programar os botões das mudanças de acordo com as suas preferências e, em alguns sistemas, é até possível sincronizar a transmissão com GPS’s para monitorizar a utilização das mudanças em tempo real. PUB 3 – O baixo esforço na troca de mudanças também é uma das vantagens. Uma leve pressão no botão substitui o movimento mecânico, algo particularmente valorizado por muitos, incluindo nós aqui no GoRide. Mitos comuns sobre as mudanças eletrónicas? Apesar da crescente adesão, persistem alguns mitos em torno desta tecnologia: 4 – “A bateria acaba a meio da volta”… Na realidade, a autonomia costuma ultrapassar os 1.000 km por carga, dependendo de cada sistema e das condições em que está a funcionar. E os sistemas dão alertas prévios quando a energia está a terminar. 5 – “São mais frágeis”… Embora dependam de componentes eletrónicos, as marcas projetam os sistemas para resistirem a chuva, lama e quedas.PUB 6 – “Não funcionam em más condições climáticas”… Os sistemas atuais são selados e resistentes à água, operando mesmo em condições extremas, à partida. Manutenção e cuidados necessários Um dos grandes equívocos é pensar que as mudanças eletrónicas são isentas de manutenção. Embora necessitem de menos ajustes do que as mecânicas, há alguns pontos importantes: 7 – Carregamento regular da bateria: criar o hábito de carregar a cada duas ou três semanas pode ajudar a evitar surpresas indesejadas. 8 – Atualizações de firmware: tal como em qualquer dispositivo eletrónico, as marcas lançam melhorias que corrigem falhas e otimizam o desempenho. 9 – Limpeza e revisões periódicas: apesar de não haver cabos para esticar, os desviadores ainda estão expostos a impactos, lama e desgaste da corrente. Uma revisão periódica continua a ser indispensável. Crédito das imagens: Arquivo GoRide PUB
Componentes Há dois novos guiadores de competição com o sistema BMC ICS Um guiador de estrada e outro de BTT, ambos sob a égide do sistema BMC ICS e desenvolvidos em colaboração com ciclistas profissionais ... Há 3 dias
| Destaque Pedais Look Keo Vision têm luzes integradas e prometem aumentar 5 vezes a visibilidade [com vídeo] Têm inspiração em modelos anteriores, mas são os os primeiros pedais Look a integrarem um sistema de iluminação diretamente no corpo do pedal. Há 4 dias
Componentes Novos pneus Vittoria Corsa Pro com laterais vermelhas são homenagem a Vingegaard São uma edição especial bem colorida destes pneus Vittoria topo de gama e assinalam a vitória do ciclista dinamarquês na Vuelta 2025. Custam ... 27 de Outubro, 2025
Componentes Terreno T, a nova classificação dos pneus Vittoria para gravel Os pneus Vittoria Gravel Endurance são novos e estreiam a nova forma de a marca italiana designar todos os seus modelos neste segmento ... 16 de Outubro, 2025
Componentes O Scorpion XC RH é o novo pneu Pirelli para a competição de XC! Um novo pneu Pirelli que foi testado em competição, na Taça do Mundo de XCO, pelas equipas Alpecin-Deceuninck, Trek Factory Racing-Pirelli XC, BMC Factory ... 9 de Outubro, 2025
Woom Wow: nova bicicleta de equilíbrio para ciclistas (ainda) mais jovens! [com vídeo] 27 de Outubro, 2025
Nova Wilier Filante SLR ID.2 criada com a ajuda da equipa Groupama–FDJ [com vídeo] 24 de Outubro, 2025
5 coisas de que estamos a gostar na nova Specialized Diverge 4 Expert AXS [com vídeos] 9 de Setembro, 2025