Javier Romo tentará continuar a sua ascensão no ciclismo na Movistar, após dois anos de alguma estagnação na Astana. O promissor corredor espanhol, de 24 anos, assinou contrato com a formação em que alinham os portugueses Ruben Guerreiro e Nelson Oliveira para as próximas duas temporadas e foi anunciado com pompa e circunstância.

PUB
Selle SMP

Para esse entusiasmo da estrutura chefiada por Eusebio Unzué encontrar justificação tem de se recuar três anos, a 2020, quando o antigo triatleta de alto nível, mas sem qualquer experiência no ciclismo, disputou o Campeonato Nacional de Espanha de fundo em sub-23.

 

PUB
Selle SMP

Javier Romo não se constrangeu e partiu para o ataque na corrida, metendo-se em fuga. O pelotão facilitou e não voltou a vê-lo até à meta. Desempenho que projetou o nome do jovem corredor no pelotão internacional e valeu-lhe um contrato profissional com a WorldTeam cazaque por três anos, a partir de 2021.

No entanto, apesar de um início de 2021 em que deu nas vistas na Semana Internazionale Coppi e Bartali (2.1), em Itália, com 5.º lugar na classificação geral e o 2.º na de melhor jovem, e logo a seguir o 11.º posto na Volta à Turquia, a carreira na Astana não confirmou as expectativas criadas sobre o corredor, que teve resultados e exibições discretos em 2022 e em grande parte de 2023, ainda que nesta última temporada tenha sido prejudicado por duas lesões graves.

Ainda assim, não impediu Javier Romo de alcançar um positivo 7.º lugar na última Volta a Burgos ao que acrescentou a camisola de melhor jovem. Com essa performance, o espanhol foi selecionado para a equipa da Astana na Vuelta, desistindo à 10.ª etapa.

Javier Romo afirma-se ansioso por começar a nova aventura. “A Movistar é uma nova oportunidade para continuar a treinar como ciclista profissional. Quero pôr em prática o que aprendi nestes três anos na Astana com a motivação extra de correr pela equipa espanhola de referência”, disse Romo.

“Quero mostrar que sou um piloto mais maduro do que há alguns anos e que posso manter o bom nível que mostrei nalgumas corridas. Creio que sou capaz de conseguir vitórias e ajudar os meus companheiros a obtê-las”, concluiu o mais recente recruta da Movistar.

PUB
Specialized Levo

Imagem Movistar Team

Também vais gostar destes!