O conceito de motor elétrico mais leve e menos poderoso nas bicicletas ganham cada vez mais espaço no mercado, especialmente nas chamadas e-bikes de BTT leves. Exemplos nesta categoria? Há um modelo Fazua, outro é o Mahle Ebikemotion e mais recentemente surgiu o TQ HPR50.

PUB
Giant Trance X Advanced E+ Elite

Este TQ HPR50 estreou-se já em 2022 e desde então e até hoje tem a confiança de muitas marcas para equipar as suas bicicletas de BTT elétricas, bem como modelos de estrada e gravel. Digamos que conquistou um patamar de referência em relação à concorrência direta…

Neste artigo (que não é um teste, atenção!) comparamos as características básicas mais equivalente nos motoros elétricos TQ HPR50 ou Fazua Ride 60.

TQ HPR50

Segundo os próprios fabricantes, este é o motor com o comportamento mais “natural” do mercado; por outras palavras, permite uma pedalada fluída e sem grandes interferências, dizem. Tendo nós já experimentado algumas bicicletas com ele, como a Trek Fuel EXe e a Scott Solace, por exemplo, confirmamos este dado.

A sua forma suave de trabalhar e o silêncio são outras duas grandes vantagens, graças ao sistema patenteado Harmonic Pin-Ring (HPR): não existem correias nem rolamentos, somente um conjunto de rodas dentadas e engrenagens simples; além disto, este sistema traz menos desgaste dos componentes presentes, diz a TQ.

PUB
Specialized Levo

O TQ HPR50 funciona depois em conjunto com um display de 2″, no qual são mostradas as habituais informações sobre estado da bateria, autonomia e modo de funcionamento selecionadon no momento. No guiador, por perto, está um pequeno painel de botões que permite selecionar um dos três modos.

Como podes verificar na ficha técnica mais a baixo, o torque é de 50 Nm, um patamar que fica abaixo de outros motores mais potentes e que habitualmente estão instalados nas e-bikes destes géneros. Mas o foco aqui é distinto: a missão é “ajudar” a mover bicicletas elétricos com peso entre os 15 e os 17 kg, em média.

PUB
BH GravelX

Principais características:

  • Potência nominal: 250 W (máximo de 300 W)
  • Torque: 50 Nm
  • Bateria de 360 Wh, com Range Extender opcional de 160 Wh
  • 3 modos de funcionamento
  • Peso do motor: 1.850 gramas
  • Peso da bateria: 1.830 gramas
  • Peso do sistema: 3.900 gramas
  • Q Factor de 135 mm
  • Mais info: www.tq-ebike.com

Vídeo de funcionamento do TQ HPR50:

The technology behind the new TQ-HPR50

Fazua Evation Ride 60

A mais recente evolução do popular Fazua Evation conta já com alguns anos, o que tem permitido também um aperfeiçoamento com o decorrer do tempo. Este Ride 60 é o mais potente, mas sem perder a essência que sempre caracterizou estes motores, garante o fabricante.

Estes anos de desenvolvimento permitiram chegar a uma “pequena bomba relógio”, já que o novo Ride 60 tem um motor com mais potência que o HPR50: são 60 Nm de torque e pode chegar aos 450 W. O seu funcionamento mantém-se natural, com pouca interferência na pedalada, garantem. Além de mais potente que o HPR50, é também mais pesado…

Este Fazua tem três modos de funcionamento, com a particularidade de ter um modo mais económico e menos potente, o Breeze. Digamos que a sua função é complementar a potência exercida pelas pernas: quando mais força, mais o motor a multiplica… É um complemento ideal para quem quer praticar um ciclismo mais “natural”, dizem as marcas. Já tivemos também a oportunidade de experimentar o Fazua Ride Trail 50 na Crow Gravital UL2. Muito interessante…

PUB
Specialized Levo

Este Fazua não equipa com um display digital, mas sim com um pequeno conjunto de LEDs que informa sobre o estado da bateria. Mas é mais que suficiente, parece-nos, pois o sistema de seleção dos modos está bem conseguido: desenvolveram aquilo a que chamam de Ring Control, um pequeno comando giratório intuitivo na hora de selecionar os modos no guiador…

Características principais:

  • Potência nominal: 250 W (com máximos de 450 W)
  • Torque: 60 Nm
  • Bateria de 430 Wh
  • 3 modos de funcionamento
  • Peso do motor: 1.960 gramas
  • Peso da bateria: 2.300 gramas
  • Peso do sistema: 4.200 gramas
  • Mais info em: www.fazua.com

Vídeo de funcionamento do Fazua Ride 60:


Imagens: Archivo GoRide // Fazua // TQ // BMC Bikes // Pivot Cycles

Também vais gostar destes!