Matej Mohoric tocou os corações dos fãs de ciclismo durante uma entrevista rápida após ter vencido a 19ª etapa da Volta a França. Emocionado com o êxito, Mohoric desfez-se em lágrimas ao dedicar a vitória ao seu companheiro de equipa Gino Mader, falecido algumas semanas antes na sequência de uma queda fatal na Volta à Suíça, e homenagear todos na sua equipa que lhe proporcionam poder ganhar e acabou a dar uma lição de desportivismo…

PUB
Prototype

Na ocasião, o esloveno aproveitou a oportunidade para homenagear todas as pessoas envolvidas na equipa que contribuem para que ele e os seus companheiros possam vencer, desde os mecânicos aos cozinheiros.

Agradeceu-lhe pelo esforço e focou-se no seu, que estendeu a todos os seus pares no pelotão, destacando os sacrifícios que fazem nas suas vidas, a profissional e a familiar, para se apresentarem ao mais alto nível na melhor corrida do Mundo, o Tour, onde todos querem ganhar.

Depois teceu rasgados elogios ao dinamarquês Kasper Asgreen, que acabaram de derrotar sobre a linha, por centímetros (obrigando a foto-finish), ao ponto de pedir-lhes desculpas públicas por ter sido menos solidário no esforço nas últimas centenas de metros, protegendo-se na roda do adversário, por saber que seria mais rápido no sprint final. Quase que se desculpou por ter ganho… daquela maneira!

E acabou a justificar essa deslealdado com um motivo maior: o desejo de dedicar a vitória ao malogrado companheiro de equipa Gino Mader, terminando praticamente num pranto perante as câmaras de televisão para milhões de espectadores.

A natureza graciosa, sincera e inspiradora da entrevista repercutiu-se em todos os que a viram e, depois de Mohoric ter sido um dos homenageados na cerimónia de entrega dos prémios do Ciclista Esloveno do Ano, foi naturalmente questionado sobre o momento icónico.

“O meu coração ainda bate mais depressa quando vejo o vídeo”, recorda. “Acho ótimo que o discurso tenha inspirado tantas pessoas, a fazerem algo de bom para si próprias, a estabelecerem objetivos elevados, a perseguirem sonhos”, afirmou o corredor da Bahrain Victoriuous, de 29 anos.

PUB
KTM E-Bikes BTT
Punchy Profile Produces Fast Day Of Racing! | Tour De France 2023 Highlights - Stage 19

Imagens Tour de France Twitter

Também vais gostar destes!