Matej Mohoric tocou os corações dos fãs de ciclismo durante uma entrevista rápida após ter vencido a 19ª etapa da Volta a França. Emocionado com o êxito, Mohoric desfez-se em lágrimas ao dedicar a vitória ao seu companheiro de equipa Gino Mader, falecido algumas semanas antes na sequência de uma queda fatal na Volta à Suíça, e homenagear todos na sua equipa que lhe proporcionam poder ganhar e acabou a dar uma lição de desportivismo…
Na ocasião, o esloveno aproveitou a oportunidade para homenagear todas as pessoas envolvidas na equipa que contribuem para que ele e os seus companheiros possam vencer, desde os mecânicos aos cozinheiros.

Agradeceu-lhe pelo esforço e focou-se no seu, que estendeu a todos os seus pares no pelotão, destacando os sacrifícios que fazem nas suas vidas, a profissional e a familiar, para se apresentarem ao mais alto nível na melhor corrida do Mundo, o Tour, onde todos querem ganhar.
Depois teceu rasgados elogios ao dinamarquês Kasper Asgreen, que acabaram de derrotar sobre a linha, por centímetros (obrigando a foto-finish), ao ponto de pedir-lhes desculpas públicas por ter sido menos solidário no esforço nas últimas centenas de metros, protegendo-se na roda do adversário, por saber que seria mais rápido no sprint final. Quase que se desculpou por ter ganho… daquela maneira!
E acabou a justificar essa deslealdado com um motivo maior: o desejo de dedicar a vitória ao malogrado companheiro de equipa Gino Mader, terminando praticamente num pranto perante as câmaras de televisão para milhões de espectadores.
There isn't one quote we could pick out of this interview to do it justice. If there is one interview you watch today, make it this one with @matmohoric.
On n'a pas su choisir une seule citation qui rendrait hommage à l'interview. Du coup si vous devez écoutez un seul interview… pic.twitter.com/sK0LUkCStD
— Tour de France™ (@LeTour) July 21, 2023
A natureza graciosa, sincera e inspiradora da entrevista repercutiu-se em todos os que a viram e, depois de Mohoric ter sido um dos homenageados na cerimónia de entrega dos prémios do Ciclista Esloveno do Ano, foi naturalmente questionado sobre o momento icónico.
“O meu coração ainda bate mais depressa quando vejo o vídeo”, recorda. “Acho ótimo que o discurso tenha inspirado tantas pessoas, a fazerem algo de bom para si próprias, a estabelecerem objetivos elevados, a perseguirem sonhos”, afirmou o corredor da Bahrain Victoriuous, de 29 anos.
Imagens Tour de France Twitter



