Mikel Landa revela que o Giro de Itália e o Tour de França poderão ser os seus objetivos principais em 2021, repetindo o programa das temporadas de 2017 e 2019, em que participou nestas duas grandes voltas consecutivas.

PUB
KTM E-Bikes BTT

“Tive um bom descanso, estou pronto e pretendo começar o meu ano na Volta à Andaluzia”, disse o corredor espanhol da Bahrain-Victorious. “Depois, farei a [Volta à] Catalunha ou o Tirreno-Adriático, e de seguida, País Basco. Mas o meu principal objetivo serão as grandes voltas, e certamente o Giro, em que gostaria de ser competitivo, lutando pelo pódio e, talvez, pela vitória”, declarou Landa.

Foto Luca Bettini/BettiniPhoto©2020

Em 2017, no Giro de Itália, o basco terminou no 21º lugar, envolvendo-se numa queda, mas acabou por vencer uma etapa e conquistar a camisola azul de rei da montanha. Após esta participação, a posição mais baixa de Landa em cinco grandes voltas, desde então, foi a sétima, no Tour de 2018. No ano passado, na prova francesa, ficou em quarto lugar pela segunda vez na sua carreira.

Questionado sobre o percurso do Tour de 2021, que tem muito mais quilómetros em contrarrelógio do que no último ano, Landa confirma que esta especialidade nunca o foi seu ponto forte. “Mais do que saber quais serão os favoritos, os que irão, prefiro decidir a minha estratégia. Obviamente, quanto mais montanhas e menos contrarrelógio, melhor para mim. Por isso, tentarei beneficiar o mais possível das etapas de montanha”, acrescentou.

Depois da temporada de 2020, em que uma nova geração de corredores conquistou as vitórias no Giro e no Tour, o basco, de 31 anos, antecipa a próxima época com uma opinião muito pessoal. “É verdade que esses jovens têm muitas qualidades e estão motivados, mas com um calendário normal de corridas este ano vamos ver se conseguem corresponder às expectativas que geraram”, afirmou Mikel Landa.

PUB
Prototype

A confirmar-se a dupla Giro-Tour, Landa perderá a Vuelta a Espanha pelo sexto ano consecutivo. Quanto à segunda metade da temporada de 2021, Landa disse ainda que pretende chegar aos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas o Campeonato do Mundo, na Bélgica, provavelmente não fará parte de seus objetivos para 2021.

A Bahrain-Victorious começará o primeiro estágio da pré-temporada no dia 13 de janeiro, em Altea, na Comunidade Valenciana.

Também vais gostar destes!