Ao decidir regressar às competições de alto nível de downhill, a Michelin não faz por menos e disponibiliza agora uma gama de pneus para downhill que foram aprovados por alguns dos grandes nomes da modalidade.

A Michelin refere como este regresso tem por trás um programa ambicioso após a época de 2019 na Taça do Mundo UCI DH e nas Enduro World Series, com a equipa MS Mondraker, a marca de pneus renova a sua gama com o lançamento de quatro novos pneus de downhill: Michelin DH 34, DH 22, DH Mud e DH 34 BikePark.

Foram quatro anos de desenvolvimento, incluindo mais de 18 de testes intensivos.

A Michelin destaca que o resultado deste trabalho é uma nova gama que “oferece uma resposta adaptada a cada tipo de superfície, seja durante o treino ou na competição, independentemente das diferentes condições de terreno, da aderência ou, mesmo, da temperatura ambiente”.

Neste aspeto, a performance destes pneus resiste tanto a 5 graus positivos, até a uns bem quentes 40!

Laurie Greenland (Grã-Bretanha), Brook MacDonald (Nova Zelândia), Sam Hill (Austrália), Nicolas Vouilloz (França), Cam Zink (EUA) e Pierre-Edouard Ferry (França) são atletas que aprovaram esta nova gama de pneus.

Brook MacDonald, por exemplo, venceu em 2019 o Campeonato Nacional da Nova Zelândia e o Crankworx World Tour.

“Além da aderência, da resistência, da precisão da direção, do feedback e do amortecimento progressivo excelentes, oferecidos pela nova gama Michelin DH, também foi tido em especial atenção o desenho dos padrões da banda de rolamento, para garantir as máximas prestações independentemente do tipo de terreno, assim como uma aparência elegante e agressiva”, descreve a marca.

As inovações

A Michelin apostou num novo composto, o Maxi-X DH, para obter uma máxima aderência em terrenos que estejam secos ou húmidos.

Além deste pormenor, a carcaça e as paredes laterais foram reforçadas, tal como o novo talão.

Este fator proporciona uma “excelente resistência”, como descreve a marca, aos furos, mesmo se os pneus estiverem a ser utilizados com baixa pressão.

A gama

Segundo a explicação da marca, o Michelin DH 34 é o mais rápido da gama, tendo sido desenvolvido a pensar em terrenos duros e rochosos.

Já o DH 22 é um pneu mais polivalente, oferecendo uma máxima performance em terrenos mistos e de baixa aderência.

O DH Mud é a escolha ideal para terrenos mais soltos e/ou enlameados. “O desenho da banda de rolamento está esculpido para alcançar uma elevada aderência em curva, uma excelente capacidade de travagem e para facilitar o escoamento da lama”, segundo a Michelin.

O Michelin DH 34 BikePark “apresenta o mesmo desenho da banda de rolamento do DH 34, mas a carcaça e o composto de borracha estão otimizados para a prática do BikePark”.

Mais informações: