Os corredores da Lidl-Trek estão a utilizar simuladores de túneis de vento nos guiadores das bicicletas com uma ferramenta de otimização aerodinâmica importada diretamente da F1. A equipa norte-americana revelou que está a trabalhar com a aplicação aerodinâmica Aerosensor.

PUB
KTM

“A Aerosensor rompe as barreiras dos dispendiosos e logisticamente complexos testes em túnel de vento, permitindo ensaios aerodinâmicos em tempo real na estrada”, afirmou o fundador e diretor executivo da empresa, Barney Garrood.

“Esta inovação permite aos treinadores e corredores da Lidl-Trek avaliar e melhorar constantemente a sua aerodinâmica. Com a capacidade de transformar cada sessão de treino e corrida numa oportunidade de teste aerodinâmico personalizado, o Aerosensor permite à Lidl-Trek encontrar mais ganhos marginais, mas cruciais, em mais ciclistas do que nunca”, afirmou Garrood.

“Estamos confiantes de que podemos trazer uma vantagem transformadora para o desenvolvimento do desempenho da Lidl-Trek”, acrescentou o empresário.

PUB
Specialized Levo

PUB
KTM

A Lidl-Trek contou ao Velo que a equipa pretende utilizar o sistema apenas nos treinos para análise, contornando assim qualquer objeção da UCI relativamente à utilização em competição. “A tecnologia da Aerosensor dá-nos a oportunidade única de reproduzir na estrada um teste semelhante ao que fazemos no túnel de vento ou no velódromo”, disse Koen de Kort.

“Dá-nos uma vantagem prática, porque com o calendário apertado da época é sempre complicado organizar eventos de teste tão complexos”, referiu o mesmo responsável da Lidl-Trek.


Imagens Lidl-Trek Twitter e Aerosensor

PUB
TrekFest 2024

Também vais gostar destes!