“É preciso aprender, e aprender a desaprender…” esta frase aparentemente complicada define um pouco o que é a nutrição em geral nos dias de hoje e a nutrição desportiva em particular. Quem o diz é Juan Carlos Llamas, nutricionista da Movistar, equipa dos portugueses Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro.

PUB
Specialized Levo

É muito importante estar sempre atualizado, porque o que válido hoje, amanhã deixa de o ser. Num assunto tão delicado como a nutrição é algo muito importante, pois não se pode brincar com a saúde.

Neste vídeo, Juan Carlos Llamas está com um dos recentes reforços da equipa, o jovem Iván Romeo, que promete muito num futuro não muito distante. É possível ver como Llamas realiza uma antropometria, que avalia o estado nutricional, servindo de critério para poder optar por diferentes programas de nutrição.

A antropometria, através de várias técnicas, mede cada uma das partes do corpo, fornecendo desta forma informações importantes sobre sua condição física e biológica de uma pessoa.

Este trabalho é realizado várias vezes ao ano e principalmente após cada competição, para determinar possíveis perdas de peso e se estas são causadas por perda de massa muscular ou de gordura.

PUB
BH GravelX

Calendários, ementas diárias, aplicações para smartphone… tudo é válido para uma alimentação equilibrada. Não se trata de fazer uma dieta de atleta profissional, mas não seria uma má ideia adquirir (caso ainda não o tenha feito) alguns hábitos saudáveis, seguindo algumas orientações e não as saltar em momento algum.

Também vais querer ler…

Remco Evenepoel: ‘Não fiz uma Volta a San Juan excecional…’

Imagens: Print screen

PUB
Giant Trance X Advanced E+ Elite

Também vais gostar destes!