Em setembro de 2020, o antigo vencedor do Tour de França (1980), Joop Zoetemelk foi atropelado gravemente por uma viatura durante uma saída de bicicleta na região de Paris. Hospitalizado vários dias com ferimentos graves, o neerlandês, que completará 75 anos no próximo dia 3 de dezembro, foi submetido a intervenção ao braço esquerdo e mão direita, devido às lesões e ferimentos.

PUB
KTM

Mais de um ano após este grave acidente, Zoetemelk afirmou, ao jornal De Telegraaf, que sofre de sequelas complicadas que lhe limitam a mobilidade. “Envelheci dez anos em poucos meses”, confidencia o antigo ciclista, que detém o recorde de participações e conclusões no Tour de França.

“O acidente afetou os nervos do braço. Sinto uma dormência nos dedos e quase não tenho força nas mãos. […] A minha condição física era excelente até ao acidente, mas agora é bastante débil. A minha vida está muito difícil. O meu corpo está muito afetado, estou a sofrer as consequências dessa fatalidade que sofri. Sempre fui otimista, mas agora tenho de enfrentar com realismo que deu um grande passo atrás na minha vida”, lamenta Joop Zoetemelk, que venceu uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1968, na Cidade do México.

Também vais gostar destes!